segunda-feira, 10 de agosto de 2020

PRONOMES PESSOAIS: RETOS, OBLÍQUOS, DE TRATAMENTO

 

         O homem julga que é superior à natureza, por isso o homem destrói a natureza, sem pensar que a natureza é essencial para a vida do homem.”

 

O homem julga que é superior à natureza, por isso ele  a  destrói, sem pensar que ela é essencial para a sua vida.

 

            “Os pronomes desempenham, na frase, funções equivalentes às exercidas pelos elementos nominais. Servem pois:

 

a)    para representar um substantivo;

 

b)   para acompanhar um substantivo, determinando-lhe a extensão do significado.”  (Celso Cunha)

 

Antes de falarmos de classificação e independente dela, um PRONOME (qualquer tipo) pode ser considerado SUBSTANTIVO OU ADJETIVO, de acordo com a função dele na frase.

 

Pronomes substantivos e pronomes adjetivos

 

            Pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo e pronomes adjetivos são aqueles que acompanham o substantivo.

 

            Ela veio, mas não a vi. (p.s. / p.s.)

           

            Nossa casa é aquela barraca. (p.a. / p.a)

 

            Nossa casa é aquela. (p.a. / p.s)

 

           

Exercícios

 

1.    Classifique os pronomes destacados como substantivos ou adjetivos.

a)    Minha casa não é  minha.”

 

b)    Ele é casado e eu sou a outra que o mundo difama.”

 

c)    Encontrei-a desanimada.

 

d)    Aquele homem foi visto em São Paulo.

 

e)    Isso não tem cabimento.

 

f)     “Não conheço seu nome ou paradeiro.”

 

g)    Volte outro dia.

 

h)    Você  não entendeu nada.

 

i)      Não encontrei o livro que você recomendou.

 

j)      Qualquer pessoa pode comparecer à festa.

 

Classificação dos Pronomes

 

     Os pronomes são classificados em seis tipos: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.

 

Pronomes Pessoais

 

Designam diretamente uma das pessoas do discurso:

 

1a pessoa: a que fala(ou escreve) – falante ou emissor: eu, nós;

 

2a pessoa: com quem se fala(a pessoa que ouve ou lê – ouvinte ou receptor:  tu, vós;

 

3a pessoa: de quem se fala (pessoa ou coisa a respeito da qual a 1a pessoa fala ou escreve: ele(s), ela(s).

 

Os pronomes pessoais podem ser: retos, oblíquos e de tratamento.

 

 

Número

Pessoa

Retos

Oblíquos

SINGULAR

1a

eu

Me, mim,comigo

SINGULAR

2a

tu

Te,ti, contigo

SINGULAR

3a

ele, ela

se,si consigo, o, a, lhe

PLURAL

1a

nós

nos, conosco

PLURAL

2a

vós

vos,convosco

PLURAL

3a

eles, elas

Se, si, consigo, os, as, lhes

 

Na língua culta, observa-se a uniformidade de tratamento: se o pronome escolhido foi da 3a pessoa, o uso dele e de seus correspondentes dali por diante é obrigatório.

 

EXEMPLOS

A única coisa que podes fazer para te reaproximares de tua mocidade é repetires tuas loucuras.

 

 

PRONOMES DE TRATAMENTO

(www.mundoeducacao.uol.com.br)

Quando falamos em pronomes de tratamento, lembramos da linguagem escrita, a qual exige o uso da forma padrão. Como por exemplo, se formos redigir uma carta endereçada a uma pessoa com a qual não temos nenhum tipo de intimidade, necessariamente nos utilizaremos de um vocabulário mais refinado, bem como de uma linguagem mais impessoal.

Portanto, vale lembrar que devemos fazer sempre a distinção das situações comunicativas como um todo, atribuindo-lhes as devidas características que lhes são peculiares. E um fator extremamente importante, é analisar o grau de formalismo entre os interlocutores.

Para tal, segue adiante uma relação dos pronomes de tratamento e os casos em que são empregados:

 

Pronomes de Tratamento

Abreviatura
Singular

Abreviatura
Plural

Usados para:

Você

V.

V.V.

Pessoas com um convívio mais íntimo

Senhor, Senhora

Sr, Srª

Srs., Srªs

Pessoas com as quais mantemos certo distanciamento

Vossa Alteza

V.A.

VV.AA.

Príncipes e duques

Vossa Eminência

V. Emª

V. Emªs

Cardeais

Vossa Santidade

V.S.

     -

O Papa

Vossa Paternidade

V.P.

V.V.P.P.

Superiores de ordens religiosas

Vossa Magnificência

V. Magª

V. Magªs

Reitores de Universidades

Vossa Majestade

V. M.

V.V. M.M.

Reis e rainhas

Vossa Reverendíssima

V. Revmª

V.Revmªs

Sacerdotes e religiosos em geral

Vossa Senhoria

V. Sª

V.Sªs.

Pessoas de cerimônia. Usada para textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc.

 

 

Exercícios

 

BILHETE – Mário Quintana

 

Se tu me amas, ama-me baixinho

Não o grites de cima dos telhados

Deixa em paz os passarinhos

Deixa em paz a mim!

Se me queres,

enfim,

tem de ser bem devagarinho, Amada,

que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

(Mario Quintana , Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2005. p. 474.)

 

1.    Substitua a expressão sublinhada na frase a seguir pelo pronome oblíquo correspondente: “Deixa em paz os passarinhos.”

 

2.    Se o sujeito do primeiro verso fosse o pronome você, em que pessoa estariam os verbos?

 

3.    Identifique, no poema, um verso em que ocorra comparativo de superioridade.

 

4.    Complete com o pronome pessoal conveniente.

 

a)    Juçara não __ ama, mas ele ___ ama.

b)    Teresinha não __ entende, mas eu ___ entendo.

c)    Isabel não __ cumprimentou, mas eles ___ cumprimentaram.

d)    Teresa não ___ entende, mas nós ___ entendemos.

e)    Os árabes brigam entre __ mesmos. Que haverá entre ___?

 

 

5.    Complete os espaços com eu ou mim.

 

a)    Meus filhos não dormem sem ___, não dormem sem __ estar a seu lado.

b)    Trouxeram um livro para ___, mas não para ___ ler.

 

c)    Essa gente sempre teve muito ciúme de ___ e Cristina, porque somos felizes.

d)    Sempre houve muita amizade entre ___ e Isabel, mas não entre ___ e Isilda.

e)    Deixaram tudo para ___ fazer, mas não dá para ___ fazer tudo sozinho.

f)     Sem __ ler, não assino isso; sem ___ não se faz nenhuma revolução.

g)    Era muito fácil para ___ entrar no circo sem pagar.

h)    É bom para ___ ir à praia de vez em quando.

i)     O carteiro entregou o telegrama para ____.

j)     Para __ ler isso, preciso pôr os óculos.

k)    Para ___, ler à noite é um sacrifício.

l)     Ontem aconteceu uma discussão entre ___ e ela.

m)  Sem ___, eles não iriam ao escritório.

n)    Sem ___ autorizar, eles não iriam ao escritório.

 

 

6.    Reescreva  as frases a seguir, fazendo as devidas correções:

 

a)    Convidei ela para o aniversário.

b)    Vi ele no cinema.

c)    Deram o livro para eu.

d)    Emprestaram o caderno para tu.

e)    Receberam nós com muita atenção.

f)     Entre ela e eu não há  qualquer problema.

g)    Jamais houve qualquer problema entre tu e eu.

h)    Não vá à festa sem eu.

i)     Deram o livro para mim ler.

j)     Não deu para mim ir ao encontro ontem.

k)    Falta muito pouco para mim descobrir a verdade.

l)     Meu amor, preciso falar consigo.

m)  Querida, eu gosto muito de si.

n)    Heloísa, preciso falar consigo ainda hoje.

o)    Eles queriam falar com nós.

p)    Não lhe convidei para a festa.

q)   Mandei ela sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário