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Apenas 78 de cada mil estudantes concluíam, em 1992, o 1o grau em
oito anos e 330 completavam o estudo básico,
muitos após várias repetências. Em média, eles levaram 9,6 anos para completar as 8 séries...
(LER Suplemento especial da Folha
de São Paulo 9/9/95)
“Numerais são palavras que designam
números, ou a ordem de sua sucessão.(...) Podem-se usar individualmente, com o
valor de substantivos, ou como adjetivos, isto é, junto de um substantivo, ao
qual acrescentam uma indicação de quantidade ou de ordem. (Rocha Lima)
EX. dois livros / segunda fila - cinco livros / quinta coluna
O
numeral pode ser classificado como:
CARDINAL - designa a quantidade de seres: um, dois, três, dez, mil, milhão, etc.
ORDINAL - indica ordem de sucessão, posição ocupada por um ser numa determinada série: primeiro,
segundo, terceiro, décimo, milésimo, etc.
MULTIPLICATIVO - indica multiplicação: dobro, duplo, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
FRACIONÁRIO - indica divisão, fração: meio, metade, terço, quarto,doze avos, etc.
OBS.: Também são numerais:
zero, ambos, ambas.
São
considerados numerais os substantivos que indicam um conjunto exato de
elementos(numerais coletivos):
par(dois) - dezena(conjunto de dez) - centena(cem) -década(conjunto de dez
anos) - centenário(cem anos).
Na
linguagem coloquial é comum a flexão dos numerais em grau, bem como a criação
de novos numerais: É um produto de primeiríssima
qualidade. Apesar de quarentona,
parecia uma adolescente. Repetiu as mesmas palavras pela enésima vez.
Emprego dos numerais:
1. Na
indicação de séculos, reis, papas, capítulos de obras, etc.:
- usa-se ordinal até dez:
Século VI: século sexto.
Paulo VI: Paulo sexto.
-usa-se o cardinal acima de dez:
Século XX: século vinte.
Luís XIV: Luís quatorze.
Algarismos |
|
Numerais |
|
romanos |
arábicos |
cardinais |
ordinais |
I |
1 |
um |
primeiro |
II |
2 |
dois |
segundo |
III |
3 |
três |
terceiro |
IV |
4 |
quatro |
quarto |
V |
5 |
cinco |
quinto |
X |
10 |
dez |
décimo |
XI |
11 |
onze |
décimo primeiro |
XIV |
14 |
quatorze |
décimo quarto |
XV |
15 |
quinze |
décimo quinto |
XIX |
19
|
dezenove |
décimo nono |
XX |
20 |
vinte |
vigésimo |
XXX |
30 |
trinta |
trigésimo |
XL |
40 |
quarenta |
quadragésimo |
L |
50 |
cinquenta |
qüinquagésimo |
LX |
60 |
sessenta |
septuagésimo |
XC |
90 |
noventa |
nonagésimo |
C |
100 |
cem |
centésimo |
CC |
200 |
duzentos |
ducentésimo |
- para designar dias
do mês, utilizam-se os cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, essa é
feita pelo ordinal.
Partiremos dia cinco de maio.
Partiremos dia primeiro de maio.
- ambos
– ambas são considerados numerais, significam “um e outro”, são empregados para
retomar pares de seres aos quais já se fez referência.
Fernando
e Clarice finalmente se entenderam. Ambos agora vivem em
harmonia.
- para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o
cardinal de dez em diante.
Artigo 1.° (primeiro)
Artigo 9.° (nono)
Artigo 10 (dez)
Artigo 23 (vinte e três)
DIFERENCIANDO NUMERAL
DE ARTIGO INDEFINIDO
(MUNDO
EDUCAÇÃO.UOL)
Quando viajamos, trouxemos só um presente para você.
Se pensarmos bem, a enunciação poderia ter sido efetivada de forma diferente, ou seja, poderiam ter sido dois, três ou mais presentes, não é verdade?
Dessa forma, cabe-nos fazê-lo(a) tomar consciência de que a ideia retratada nesse enunciado se refere à quantidade. Diante de tal aspecto, afirmarmos se tratar de um numeral.
Gostaria de encontrar só um amigo com quem eu pudesse me desabafar.
Semelhantemente ao enunciado anterior, esse em questão também deixa margens para que possamos pensar na possibilidade de haver uma quantidade maior de amigos com quem o enunciador pudesse desabafar, no entanto, ele deixa claro que necessita encontrar somente um. Nesse sentido, infere-se, obviamente, tratar-se de um numeral.
Ao viajarmos, trouxemos um presente para você.
Aqui nesse contexto, a ideia se refere a uma espécie, ainda que não determinada, ou seja, a espécie “presente”. Partindo então dessa prerrogativa, afirmamos se tratar de um artigo indefinido.
Ao sair, encontrei uma criança aos prantos lá fora.
Aqui
a indeterminação também se faz manifestada, haja vista não sabermos quem
realmente é essa criança, contudo, somos conscientes de que se trata,
semelhantemente ao exemplo anterior, de uma espécie, sendo ela retratada por
“criança”. Desse modo, não há como duvidarmos de que se trata de um artigo
indefinido.
EXERCÍCIOS
1.
Em:
Zero à esquerda, classifique o numeral.
2.
Classifique
os numerais sublinhados:
a)
Heloísa
foi a sétima colocada.
b)
Somente
com palpite triplo acertaria
o jogo.
c)
Tomou
sozinho meio litro de leite.
d)
Metade da sala não compareceu à prova.
e)
Naquela
madrugada, o termômetro marcava zero
grau.
f)
Escolheram
o candidato de uma lista tríplice.
g)
Vinte e dois jogadores foram
convocados.
3.
Comente
o valor semântico dos numerais destacados.
a)
Já
lhe disse isso um milhão de
vezes!
b)
É
artigo de primeira.
c)
Isso
é troca de seis por meia dúzia.
d)
Comprou
um carro de segunda e
agora se arrepende.
e)
Ele
sempre arranja mil e uma
desculpas para não trabalhar às segundas-feiras.
f)
Seu
amigo, apesar de rico, só almoça em restaurantes de segunda classe.
g)
Chorei
bilhões de vezes.
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