segunda-feira, 18 de maio de 2020

FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS


FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS


O substantivo varia em gênero, número e grau.


GÊNERO (masculino/ feminino).

Quanto ao gênero, os substantivos podem ser:

1)BIFORMES – apresentam duas formas: uma para o  masculino e outra para o feminino.
Ex.: gato/gata, aluno/aluna, homem/mulher.

A mudança de gênero pode ser marcada pelas desinências a/o ou pela alteração do próprio radical(substantivos heterônimos).


2)UNIFORMES  apresentam uma única forma para os dois gêneros.
Ex.: jacaré, dentista, vítima, testemunha...
                                                
Os substantivos uniformes podem ser:
                       
a) Epicenos - designam animais de ambos os sexos: jacaré, cobra, onça, peixe.

b)Comuns de dois gêneros - designam pessoas. A distinção entre masculino e feminino é feita através do artigo ou de outra palavra determinante.: o artista/ a artista; aquele jornalista/ aquela jornalista ; jovem bonito/ jovem bonita.

c)Sobrecomuns - apresentam um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos: a testemunha, a criança, o cônjuge, a vítima.
                                                                                   
Obs.: Gênero gramatical e sexo dos seres não é a mesma coisa.

Caneta é um substantivo feminino; o objeto, todavia, não possui sexo. Testemunha é um substantivo feminino apesar de designar pessoas de ambos os sexos. Jacaré é um substantivo masculino. Para distinguir o sexo do animal(não do substantivo), usamos as palavras macho ou fêmea.                    


Há substantivos que quando mudam de gênero, mudam de sentido:

o cabeça(chefe)                   a cabeça(parte do corpo)
            o rádio(aparelho)                 a rádio(estação)
            o lotação(veículo)                a lotação(capacidade)


NÚMERO (singular/plural).

Os substantivos flexionam-se em número, podendo estar no singular ou no plural. Há, no entanto, alguns substantivos que só são usados no plural: os anais, as cócegas, as condolências, as custas, as férias, as fezes, as núpcias, as olheiras, os parabéns, os pêsames, etc.



GRAU (normal, aumentativo, diminutivo).

A indicação de grau aumentativo ou diminutivo pode ser feita  por dois processos: ANALÍTICO (quando acrescentamos outra palavra para indicar o tamanho: carro pequeno; carro grande)  ou SINTÉTICO (quando indicamos o tamanho modificando a própria palavra: carro / carrinho / carrão.


METAFONIA OU PLURAL METAFÔNICO

        
Há muitos substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de modificações morfológicas, mas também implica alteração fonológica. Nesses casos, ocorre um fenômeno chamado metafonia (mudança de som entre uma forma e outra).


Singular(ô)                          Plural(ó)

corvo                                     corvos
corno                                     cornos
aposto                                   apostos
fogo                                       fogos
imposto                                 impostos
miolo                                     miolos
osso                                       ossos
poço                                      poços
porto                                      portos
povo                                      povos
socorro                                  socorros
caroço                                   caroços
corpo                                     corpos
esforço                                  esforços
forno                                      fornos
jogo                                       jogos
olho                                       olhos
ovo                                         ovos
porco                                     porcos
posto                                     postos
reforço                                   reforços
tijolo                                       tijolos

Exercícios


1.    Forme substantivos abstratos, conforme o modelo.

Menino feliz – a felicidade do menino.

a)       mulher alegre:
b)    edifício alto:
c)    crianças pobres:
d)    mulher viúva:
e)    homem livre:
f)     verificar os resultados:
g)    conceder os privilégios:
h)      imprimir o livro:


2.    Passe para o plural.

a)    degrau                                   l)   tico-tico
b)    opinião                                  m) chá- de- cozinha
c)    tabelião                                 n)   guarda- comida
d)    cidadão                                 o)   guarda- civil
e)    açúcar                                   p)   ex- aluno
f)     atlas                                       q)   amor- perfeito
g)    hífen                                      r)   segunda- feira
h)    álcool                                    s)   vira- lata
i)     barzinho                                t)   boa- vida
j)      planalto                                 u)  abaixo- assinado



3.   As frases abaixo apresentam algum erro com relação ao substantivo. Reescreva-as,  fazendo as devidas correções.

a)         Carlos perguntou a sua cônjuge se ela era feliz.

       b)    Ele foi agredido sem nenhuma dó.
           

        c)   Na festa, ela tomava sossegadamente sua champanhe.


 d)   Os guarda- noturnos reuniram-se em assembleia.


4.    Complete as frases de acordo com o modelo. Em alguns casos, você terá mais de uma opção correta.
    
a)    Costumava viajar todas as...(quinta- feira)
      Costumava viajar todas as quintas- feiras.


b)    Tinha direito a vários...(salário- família).


c)    Nunca tinha visto tantos...(beija- flor) ao mesmo tempo.


d)    Sua intervenção pôs fim a todos os...(bate- boca).


e)     Anunciaram seu nome por intermédio dos...(alto- falante).


f)     Todos os...(abaixo- assinado) concordaram com esta reivindicação.


g)    Venho aqui todas as...(segunda- feira).


h)    Vários...(vice- presidente) transformaram- se em presidentes da república do Brasil.


i)     Os...(recém-nascido) foram levados para a encubadora..


j)     Ocorreu mais um acidente com caminhões que transportavam....(bóia-fria). Isso é jeito de se transportar gente!


k)    Passou mal após ter comido várias...(banana- maçã) e várias...(manga- rosa)


m)    Combinaram várias...(palavra-chave).

n)     Ele já perdeu três...(guarda-chuva) este ano.


o)     Seu canteiro de...(couve-flor) está primoroso!


p)     É o autor de várias...(obra-prima).


q)     Vários...(joão-de-barro) construíram seus ninhos nos postes de iluminação.


r)       Fotografaram várias...(vitória- régia) em sua viagem pela Amazônia.



5. Indique o sentido de cada uma das palavras destacadas nas frases abaixo.

a)      É um sujeitinho.     

b)      É um mulherão.      

c)    É um timaço.           

d)    É um timeco.           
           
e)    Aquela mulherzinha.
           
f)     Vou passar uns diazinhos na praia.
           
g)    Que gentalha!         
           
h)    O Carlito chegou cedo.
           
i)        A namorada dele é um peixão!   

j)      Ele pegou um peixão. Quatro quilos!     




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