FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
O substantivo varia
em gênero, número e grau.
GÊNERO (masculino/ feminino).
Quanto ao gênero, os substantivos podem ser:
1)BIFORMES apresentam duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino.
Ex.:
gato/gata, aluno/aluna, homem/mulher.
A
mudança de gênero pode ser marcada pelas desinências a/o ou pela alteração do próprio radical(substantivos heterônimos).
2)UNIFORMES
apresentam uma única
forma para os dois gêneros.
Ex.:
jacaré, dentista, vítima, testemunha...
Os substantivos
uniformes podem ser:
a) Epicenos
- designam animais de ambos os sexos:
jacaré, cobra, onça, peixe.
b)Comuns de dois gêneros - designam pessoas. A distinção entre masculino e feminino
é feita através do artigo ou de outra palavra determinante.: o artista/ a artista; aquele
jornalista/ aquela jornalista ;
jovem bonito/ jovem bonita.
c)Sobrecomuns - apresentam um só gênero gramatical para designar pessoas
de ambos os sexos: a testemunha, a criança, o cônjuge, a vítima.
Obs.: Gênero
gramatical e sexo dos seres não é a mesma coisa.
Caneta
é um substantivo feminino; o objeto, todavia, não possui sexo. Testemunha é um
substantivo feminino apesar de designar pessoas de ambos os sexos. Jacaré é um
substantivo masculino. Para distinguir o sexo
do animal(não do substantivo), usamos as palavras macho ou fêmea.
Há
substantivos que quando mudam de gênero, mudam de sentido:
o cabeça(chefe) a
cabeça(parte do corpo)
o rádio(aparelho) a rádio(estação)
o lotação(veículo) a lotação(capacidade)
NÚMERO (singular/plural).
Os substantivos
flexionam-se em número, podendo estar no singular ou no plural. Há, no entanto,
alguns substantivos que só são usados no plural: os anais, as cócegas, as
condolências, as custas, as férias, as fezes, as núpcias, as olheiras, os
parabéns, os pêsames, etc.
GRAU (normal, aumentativo, diminutivo).
A indicação de
grau aumentativo ou diminutivo pode ser feita
por dois processos: ANALÍTICO (quando acrescentamos outra palavra para
indicar o tamanho: carro pequeno; carro grande)
ou SINTÉTICO (quando indicamos o tamanho
modificando a própria palavra: carro / carrinho
/ carrão.
METAFONIA OU PLURAL METAFÔNICO
Há muitos
substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de
modificações morfológicas, mas também implica alteração fonológica. Nesses
casos, ocorre um fenômeno chamado metafonia
(mudança de som entre uma forma e outra).
Singular(ô) Plural(ó)
corvo corvos
corno cornos
aposto apostos
fogo fogos
imposto impostos
miolo miolos
osso ossos
poço poços
porto portos
povo povos
socorro socorros
caroço caroços
corpo corpos
esforço esforços
forno fornos
jogo jogos
olho olhos
ovo ovos
porco porcos
posto postos
reforço reforços
tijolo tijolos
Exercícios
1.
Forme substantivos
abstratos, conforme o modelo.
Menino feliz
a felicidade do menino.
a) mulher alegre:
b)
edifício alto:
c)
crianças pobres:
d)
mulher viúva:
e)
homem livre:
f)
verificar os resultados:
g)
conceder os privilégios:
h) imprimir o
livro:
2.
Passe para o plural.
a)
degrau l) tico-tico
b)
opinião m) chá- de- cozinha
c)
tabelião n) guarda- comida
d)
cidadão o) guarda- civil
e)
açúcar p) ex- aluno
f)
atlas q)
amor- perfeito
g)
hífen r)
segunda- feira
h)
álcool s) vira- lata
i)
barzinho t) boa- vida
j)
planalto u) abaixo-
assinado
3. As
frases abaixo apresentam algum erro com relação ao substantivo. Reescreva-as, fazendo as devidas correções.
a)
Carlos perguntou a
sua cônjuge se ela era feliz.
b) Ele foi agredido sem nenhuma dó.
c)
Na festa, ela tomava sossegadamente sua champanhe.
d) Os
guarda- noturnos reuniram-se em assembleia.
4.
Complete as
frases de acordo com o modelo. Em alguns casos, você terá mais de uma opção
correta.
a)
Costumava viajar
todas as...(quinta- feira)
Costumava viajar todas as quintas- feiras.
b)
Tinha direito a
vários...(salário- família).
c)
Nunca tinha visto
tantos...(beija- flor) ao mesmo tempo.
d)
Sua intervenção pôs
fim a todos os...(bate- boca).
e)
Anunciaram seu nome por intermédio
dos...(alto- falante).
f) Todos os...(abaixo- assinado) concordaram com esta
reivindicação.
g)
Venho aqui todas
as...(segunda- feira).
h)
Vários...(vice-
presidente) transformaram- se em presidentes da república do Brasil.
i)
Os...(recém-nascido)
foram levados para a encubadora..
j) Ocorreu mais um acidente com caminhões que
transportavam....(bóia-fria). Isso é jeito de se transportar gente!
k) Passou mal após ter comido várias...(banana- maçã) e
várias...(manga- rosa)
m) Combinaram várias...(palavra-chave).
n) Ele já perdeu três...(guarda-chuva) este ano.
o) Seu canteiro de...(couve-flor) está primoroso!
p) É o autor de várias...(obra-prima).
q) Vários...(joão-de-barro) construíram seus ninhos nos
postes de iluminação.
r) Fotografaram várias...(vitória- régia) em sua viagem pela
Amazônia.
5. Indique o sentido de cada uma das palavras destacadas nas frases abaixo.
a) É um sujeitinho.
b) É um mulherão.
c)
É um timaço.
d)
É um timeco.
e)
Aquela mulherzinha.
f)
Vou passar uns diazinhos
na praia.
g)
Que gentalha!
h)
O Carlito chegou
cedo.
i)
A namorada dele é um peixão!
j)
Ele pegou um peixão.
Quatro quilos!
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