terça-feira, 20 de outubro de 2020

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS – II

CONSECUTIVAS, CONCESSIVAS E CONDICIONAIS

 

 

CONSECUTIVAS - indicam a consequência do fato expresso na oração principal: de modo que, de sorte que, de forma que, que (depois de tal, tão, tanto, taamanho)...

 

As árvores balançaram tanto que caíram todas as folhas.

Saímos tão distraídos, que esquecemos os ingressos.

 

CONCESSIVAS - indicam uma concessão em relação ao fato indicado na oração principal: ainda que, apesar de, mesmo que, embora, por mais que, se bem que, sem que...

Embora estivéssemos cansados, fomos assistir a apresentação dos cantores de MPB.

Saímos cedo, embora o espetáculo começasse tarde.

 

CONDICIONAIS - indicam uma condição ou hipótese em relação ao que foi dito na oração principal: desde que, a não ser que, se, contanto que, a menos que, salvo se...

Se você não cumprir o trato, nossa amizade terá um fim.

Caso não chova, vocês podem contar conosco.

 

PRATICANDO

Classifique as orações subordinadas adverbiais destacadas nos períodos a seguir como consecutivas, concessivas ou condicionais.

 

1.    O sucesso da peça foi tão grande, que os atores ficarão mais uma longa temporada.

 

2.    Alguns alunos saíram sem que tivessem autorização.

 

3.    Mesmo que você diga a verdade, eu não credito mais.

 

4.    Farei o que você me pede, desde que não me aborreça mais.

 

5.    Se alguém me ligar, diga que só volto amanhã.

 

6.    Ela ficou com tanto medo, que desmaiou.

 

7.    Você pode usar o meu carro, contanto que tenha cuidado.

 

8.    Viajaremos para a serra ainda hoje, se não chover.

 

9.    Choveu tanto naquela tarde, que não pudemos sair de casa.

 

10. Por mais que se esforçasse, não conseguia bom desempenho nas corridas de cem metros.

 

11. Sairei, se você der autorização.

 

12. Correram tanto, que chegaram na hora.

 

13. “Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar, meu coração tropical partirá esse gelo.”

 

 

                       

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário