terça-feira, 8 de março de 2011

EJA - ENSINO MÉDIO - SEGUNDA FASE

AS CLASSES GRAMATICAIS
            
            Existem, na língua portuguesa, dez classes gramaticais, cada uma delas exercendo uma determinada função, sendo seis variáveis e quatro invariáveis.

V A R I Á V E I S
I N V A R I Á V E I S
Substantivo
Advérbio
Adjetivo
Preposição
Artigo
Conjunção
Numeral
Interjeição
Pronome

Verbo


1.O Substantivo

O DIAMANTE – Fernando Sabino (fragmento)

Em 1933 Jovelino, garimpeiro no interior da Bahia, concluiu que ali não havia mais nada a garimpar. (...) Jovelino já não via jeito de conseguir  com que prover o sustento da família e resolveu se mandar para Goiás, onde Anápolis, a nova terra da promissão, atraía a cobiça dos garimpeiros de tudo quanto era parte, com seus diamantes reluzindo à flor da terra. Jovelino reuniu a filharada e, com a mulher, o genro, dois cunhados, meteu o pé na estrada. (...)
Vai daí Jovelino chegou aos arredores de Anápolis depois de muitas luas e ali se estabeleceu, firme no cabo da enxada, cavando a terra e encontrando pedras que não eram diamantes. Daqui para ali, dali para lá, ano vai, ano vem, Jovelino existia de nômade com seu povinho cada vez mais minguando de fome.


            Substantivo é a palavra com que designamos ou nomeamos os seres, as coisas  em geral.
                                  

Flexão dos Substantivos                                       


O substantivo varia em gênero, número e grau.

GÊNERO(masculino/ feminino).

a) Quanto ao gênero, os substantivos podem ser:

BIFORMES – apresentam duas formas: uma para o  masculino e outra para o feminino.
Ex.: gato/gata, aluno/aluna, homem/mulher.

A mudança de gênero pode ser marcada pelas desinências a/o ou pela alteração do próprio radical(substantivos heterônimos).


UNIFORMES  – apresentam uma única forma para os dois gêneros. Ex.: jacaré, dentista, vítima, testemunha...
                                                
Os substantivos uniformes podem ser:
                       
Epicenos – designam animais de ambos os sexos: jacaré, cobra, onça, peixe.

Comuns de dois gêneros – designam pessoas. A distinção entre masculino e feminino é feita através do artigo ou de outra palavra determinante.: o artista/ a artista; aquele jornalista/ aquela jornalista ; jovem bonito/ jovem bonita.

Sobrecomuns – apresentam um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos: a testemunha, a criança, o cônjuge, a vítima.
                                                                                   
Obs.: Gênero gramatical e sexo dos seres não é a mesma coisa.

Caneta é um substantivo feminino; o objeto, todavia, não possui sexo. Testemunha é um substantivo feminino apesar de designar pessoas de ambos os sexos. Jacaré é um substantivo masculino. Para distinguir o sexo do animal(não do substantivo), usamos as palavras macho ou fêmea.                      
Há substantivos que quando mudam de gênero, mudam de sentido:
o cabeça(chefe)                     a cabeça(parte do corpo)
            o rádio(aparelho)                    a rádio(estação)
            o lotação(veículo)                  a lotação(capacidade)

a)    NÚMERO(singular/plural)

Os substantivos flexionam-se em número, podendo estar no singular ou no plural.

Há, no entanto, alguns substantivos que só são usados no plural: os anais, as cócegas, as condolências, as custas, as férias, as fezes, as núpcias, as olheiras, os parabéns, os pêsames, etc.

b)    GRAU(normal, aumentativo, diminutivo).

A indicação de grau aumentativo ou diminutivo pode ser feita  por dois processos: analítico ou sintético.


Formação e Classificação dos substantivos


                        Quanto à sua formação, o substantivo pode ser:
a)    primitivo
b)    derivado
c)    simples
d)    composto

Quanto à classificação, o substantivo pode ser:
a)    comum
b)    próprio
c)    concreto
d)    abstrato

Dentre os substantivos comuns, merecem destaque os coletivos que, mesmo no singular, designam um conjunto de seres da mesma espécie.

Metafonia
               
Há muitos substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de modificações morfológicas, mas também implica alteração fonológica. Nesses casos, ocorre um fenômeno chamado metafonia (mudança de som entre uma forma e outra).


Singular(ô)                          Plural(ó)
aposto                                   apostos
corno                                     cornos
corvo                                     corvos
fogo                                       fogos
imposto                                 impostos
miolo                                     miolos
osso                                       ossos
poço                                      poços
porto                                      portos
povo                                      povos
socorro                                  socorros
caroço                                   caroços
corpo                                     corpos
esforço                                  esforços
forno                                      fornos
jogo                                       jogos
olho                                       olhos
ovo                                         ovos
porco                                     porcos
posto                                     postos
reforço                                   reforços
tijolo                                       tijolos

Exercícios


1.    Forme substantivos abstratos, conforme o modelo.

Menino feliz – a felicidade do menino.

a)    mulher alegre:
b)    edifício alto: 
c)    crianças pobres:
d)    mulher viúva:
e)    homem livre:
f)     verificar os resultados: 
g)    conceder os privilégios: 
h)    imprimir o livro: 

2.    Passe para o plural.

a)    degrau                        l)   tico-tico
b)    opinião                        m) chá- de- cozinha
c)    tabelião                       n)   guarda- comida
d)    cidadão                      o)   guarda- civil
e)    açúcar                       p)   ex- aluno
f)     atlas                           q)   amor- perfeito
g)    hífen                           r)   segunda- feira
h)    álcool                          s)   vira- lata
i)      barzinho                     t)   boa- vida
j)      planalto                       u)  abaixo- assinado


3.   As frases abaixo apresentam algum erro com relação ao substantivo. Corrija-as devidamente.

a)      Carlos perguntou a sua cônjuge se ela era feliz.
                                                                                     
       b)    Ele foi agredido sem nenhuma dó.

        c)   Na festa, ela tomava sossegadamente sua champanhe.

 d)   Os guarda- noturnos reuniram-se em assembleia.

4.    Complete as frases de acordo com o modelo. Em alguns casos, você terá mais de uma opção correta.
    
a)    Costumava viajar todas as...(quinta- feira)
      Costumava viajar todas as quintas- feiras.

b)    Tinha direito a vários...(salário- família).

c)    Nunca tinha visto tantos...(beija- flor) ao mesmo tempo.

d)    Sua intervenção pôs fim a todos os...(bate- boca).

e)     Anunciaram seu nome por intermédio dos...(alto- falante).

f)     Todos os...(abaixo- assinado) concordaram com esta reivindicação.

g)    Venho aqui todas as...(segunda- feira).

h)    Vários...(vice- presidente) transformaram- se em presidentes da república do Brasil.

i)      Os...(recém-nascido) foram levados para a encubadora..

j)      Ocorreu mais um acidente com caminhões que transportavam....(bóia-fria). Isso é jeito de se transportar gente!

k)    Passou mal após ter comido várias...(banana- maçã) e várias...(manga- rosa)

m)    Combinaram várias...(palavra-chave).

n)      Ele já perdeu três...(guarda-chuva) este ano.

o)      Seu canteiro de...(couve-flor) está primoroso!

p)      É o autor de várias...(obra-prima).

q)      Vários...(joão-de-barro) construíram seus ninhos nos postes de iluminação.

r)       Fotografaram várias...(vitória- régia) em sua viagem pela Amazônia.

4. Indique o sentido de cada uma das palavras destacadas nas frases abaixo.

a)    É um sujeitinho.         
b)    É um mulherão.          
c)    É um timaço.             
d)    É um timeco.             
e)    Aquela mulherzinha.  
f)     Vou passar uns diazinhos na praia.  
g)    Que gentalha!            
h)    O Carlito chegou cedo.        
i)      A namorada dele é um peixão!         
j)      Ele pegou um peixão. Quatro quilos!           


2. O Adjetivo

                        RETRATO – Cecília Meireles
                        Eu não tinha este rosto de hoje,
                        assim calmo, assim triste, assim magro
                        nem estes olhos tão vazios,
                        nem o lábio amargo.

                        Eu não tinha estas mãos sem força,
                        tão paradas e frias e mortas;
                        eu não tinha este coração
                        que nem se mostra.

                        Eu não dei por esta mudança,
                        tão simples, tão certa, tão fácil:
                        -Em que espelho ficou perdida
                        a minha face?

Adjetivo é  a espécie de palavra que serve para caracterizar os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo, indicando-lhes:
a )uma qualidade(ou defeito);
b) o modo de ser;
c) o aspecto ou  a aparência;
            d) o estado.”   (Celso Cunha)
                       
Existem adjetivos que se referem a países, estados, cidades, etc., indicando a nacionalidade ou a origem do ser. São os adjetivos pátrios. Normalmente são formados pelo acréscimos de um sufixo ao substantivo de que se originam; Acre/ acreano, Bahia/ baiano, Brasil/brasileiro.  
Muitas vezes os adjetivos pátrios são compostos, referindo-se  a duas ou mais nacionalidades ou regiões, assumindo uma forma reduzida e erudita, com exceção do último elemento que se mantém  em sua forma normal: franco-ítalo-brasileiro.
Eis alguns adjetivos pátrios reduzidos: afro(africano); anglo (inglês); luso(português)...

Locução adjetiva – expressão formada de uma preposição e um substantivo ou advérbio, equivalente a um adjetivo, ou dando uma idéia adjetiva, ainda que, em alguns casos,  não apresente um adjetivo correspondente.
dia de chuva/ dia chuvoso
carne de boi/ carne bovina
loja de brinquedo

Flexão dos adjetivos
O adjetivo varia em gênero, número e grau, concordando com o substantivo a que se refere.
            Quanto ao gênero, o adjetivo pode ser:

Uniforme(apresenta uma única forma para os dois gêneros): homem jovem/mulher jovem.
Biforme(apresenta duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino): honesto/honesta.   

Quanto ao número, o adjetivo se flexiona em singular e plural, concordando com o substantivo a que se refere.

Quanto ao grau, além do normal, o adjetivo apresenta-se no grau comparativo e no superlativo.

GRAU COMPARATIVO – sua função é comparar uma mesma qualidade entre dois ou mais seres, ou duas ou mais qualidades de um mesmo ser.
Ex.:     Luciana é mais alta (do) que Lúcia.
Luciana é mais bonita (do) que simpática.

O comparativo pode ser:
                       
a) de igualdade: quando a qualidade expressa pelo  adjetivo  aparece como a mesma intensidade em todos os elementos envolvidos na comparação.
Ex.:     Esta caneta é tão velha quanto aquela.
Lúcia é tão esperta quanto simpática.

b)  de superioridade: quando a qualidade expressa pelo adjetivo aparece mais intensificada no primeiro elemento da comparação.
Ex.:     Esta caneta é mais velha que aquela.
Lúcia é mais esperta que simpática.

c) de inferioridade: quando a qualidade expressa pelo adjetivo aparece menos intensificada no primeiro elemento da comparação. é menos velha que aquela.
Ex.:     Lúcia é menos simpática que esperta.
Esta caneta é menos velha que aquela.

Nota: Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno, no grau comparativo de superioridade, apresentam as formas sintéticas: melhor, pior, maior, respectivamente.
Ex.: Esta sala é maior que aquela.      

GRAU SUPERLATIVO – a função do adjetivo é expressar uma  qualidade em grau muito elevado, ou muito intenso.
Ex.:     João é o mais veloz entre os corredores.
João é muito veloz.
João é velocíssimo.

O grau superlativo pode ser:
Absoluto: quando a qualidade expressa pelo adjetivo não é relacionada à de outros elementos de um determinado universo, podendo ser:
Sintético -  quando a alteração de grau é feita com o auxílio de um sufixo superlativo(-íssimo, -ílimo, -érrimo,): João é velocíssimo.
Analítico – quando a alteração de grau é feita com   o acréscimo de alguma palavra que modifica o adjetivo: João é muito veloz.

Relativo: quando a qualidade expressa pelo adjetivo é relacionada, favorável ou desfavoravelmente, à de outros elementos de um determinado universo.
Ex.:     João é o mais veloz dentre os atletas brasileiros.
Pedro é o menos veloz dentre os amadores.

A posição de alguns adjetivos antes ou depois do substantivo implica em mudança de significado
                 Ex.:     alto funcionário/funcionário alto
                          belo rapaz/rapaz belo
                          bom homem/homem bom
                          bravo rapaz/rapaz bravo
                          caro amigo/amigo caro
                          comum acordo/acordo comum
                          novo funcionário/funcionário novo
                          pobre gente/gente pobre
                          pronta entrega/entrega pronta
                          puro capricho/capricho puro
                          santo homem/homem santo
                          simples questão/questão simples
                         único caso/caso único
                          velho amigo/amigo velho
Exercícios
1.    Destaque os adjetivos.

a)    “Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos.”
                                               (Caetano Veloso)

b)    Uma moça bonita
de olhar agateado
deixou em pedaços
o meu coração.
                        (Alceu Valença)

c)    Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar.
Olhou-a dum jeito muito mais quente do que costumava olhar.
                       (Vinícius e Chico)

d)    “Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio.”
(Chico Buarque)
            c) “Amanhã
                será um lindo dia
                da mais louca alegria
                que se possa imaginar.”
                                   (Guilherme Arantes)
                                                                                             
              f) “Estou farto do lirismo namorador
        político
        raquítico
   sifilítico.”
                              (Manoel Bandeira)


2.    Pluralize.
a)    sapato marrom- café
b)    sapato marrom- escuro
c)    lente côncavo- convexa
d)    tratado nipo-austro-húngaro
e)    blusa amarelo- ouro
f)     blusa amarelo- dourado
g)    camisa azul- marinho
h)    menina surda- muda
i)      blusa gelo

3.    Indique o grau dos adjetivos presentes nas frases abaixo.

a)    Heloísa é extremamente simpática.

b)    Aquele livro é tão antigo quanto a Bíblia.

c)    Sua atitude foi corretíssima.

d)    Esta observação foi a mais correta de todas

e)    Este livro é  melhor que aquele.

f)     Os jovens estão mais ágeis que seus pais.

g)    Lígia era a menos esforçada da classe.

4.    Dê os adjetivos equivalentes às expressões sublinhadas.
a)    modificação da paisagem.
b)    atitudes de criança.
c)    máquina de guerra.         
d)    programa da tarde.
e)    ciclo da vida.
f)     representante dos alunos.

                          
5.    Aponte o grau dos adjetivos nas frases a seguir.
A-   grau normal
B-   comparativo de igualdade
C-   comparativo de superioridade
D-   comparativo de inferioridade
E-   superlativo absoluto analítico
F-    superlativo absoluto sintético
G-   superlativo relativo
 1.(  ) Minha vida é importante.
 2.(  ) Minha vida é tão importante quanto a sua.
 3.(  ) Minha vida não é mais importante do que a sua.
 4.(  ) Minha vida não é menos importante do que a sua.
 5.(  ) Nossas vidas são verdadeiramente importantes.
 6.(  ) Nossas vidas hão de ser extraordinariamente úteis à pátria.
 7.(  ) Tua vida é importantíssima, ó jovem.
        8.(  ) Naquele instante, a vida dela era a mais importante de todas.
 9.(  ) Era um justo, um santo: morreu em paz.
10(  ) Tu és tal qual eu supunha.
11(  ) Manuel era o menor da turma
12(  ) Manuel era menor do que João
13(  ) Lá, sim, faz um clima salubérrimo.
14(  ) Muito nobres são teus gestos e tuas intenções
15(  ) Comprei uma motocicleta velocíssima.
16(  ) Foi o mais infernal dos suplícios.
17(  ) Não seria, acaso, o menos amável dos seus sorrisos?
18(  ) Contratamos um péssimo guia e nos perdemos no pantanal.
19(  ) As avenidas ficaram profusamente iluminadas.
20(  ) O argumento, o menos concludente de quantos aduziste.

3. O Artigo

            “Um incêndio de grandes proporções está destruindo, neste momento, um prédio comercial no centro de São Paulo. Pessoas que trabalham no local disseram que  ouviram uma explosão e, logo a seguir, viram muita fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o prédio não possui sistema de  segurança contra fogo e o incêndio pode se espalhar para outros prédios vizinhos. Ainda segundo soldados do Corpo de Bombeiros, a explosão teria sido causada por vazamento de gás.”


“Dá-se o nome de artigo às palavras o(com as variações a, os, as) e um(com as variações uma, uns, umas),  que se antepõem aos substantivos para indicar:

a) que se trata de um ser já conhecido do leitor ou ouvinte, seja por ter sido mencionado antes, seja por ser um objeto de um conhecimento de experiência:

b) que se trata de um simples representante de cada espécie ao qual não se faz menção anterior.
No primeiro caso dizemos que o artigo é definido; no segundo, indefinido.” (Celso Cunha)
                Ex.:     O aluno fez a redação.
Um aluno fez uma redação.

Além de evidenciar o gênero e o número do substantivo, o artigo tem a propriedade de substantivar qualquer palavra, isto é, qualquer palavra precedida de artigo assume a função de substantivo.
O a é uma vogal.
                        Triste palavra é um não.                        

Emprego dos Artigos

1.    Não se deve utilizar artigo depois do pronome relativo cujo e suas flexões: Feliz é o pai cujos filhos são ajuizados.

2. É obrigatório o uso do artigo entre o numeral ambos e o substantivo   a que se refere: O juiz solicitou a presença de ambos os cônjuges.       
                                                                                    
3. Diante de pronomes possessivos, o uso do artigo é facultativo: O meu amigo não conhece a sua cidade.  OU  Meu amigo não conhece sua cidade.

4. Diante de nomes de pessoas, geralmente não se utiliza o artigo: Capitu é personagem de um romance de Machado de Assis.

Nota: Na linguagem coloquial, é frequente o uso do artigo antes de nome de pessoas a fim de indicar afetividade ou familiaridade: A Luciana é prima da Lúcia.

5. Não se combina com preposição o artigo que faz parte do nome de jornais, revistas, obras literárias:  Lemos a notícia em O Estado de São Paulo.

6..Depois do pronome indefinido todo, emprega-se o artigo para dar ideia de totalidade. A ausência do artigo leva a crer que não se trata do elemento “inteiro”, mas de qualquer elemento daquela classe: Ele comeu todo o bolo. / Todo homem é mortal.

Exercícios

1.    No texto abaixo, indique os artigos e classifique-os.

“Tire um sono na rede
Deixe a porta encostada
Que o vento da madrugada
Só me leva pra você
E antes de acontecer
Do sol a barra vir quebrar
Estarei nos teus braços
Pra nunca mais voar.”
                             (Luiz Gonzaga Jr.)

2. No texto abaixo, aponte os artigos que estão sendo usados para substantivar    palavras que primitivamente não eram substantivos.

   “Quando a gente tá contente
   tanto faz o quente, tanto faz o frio, tanto faz
   que eu me esqueça do meu compromisso
   com isso e aquilo que acontece dez minutos atrás
   Dez minutos atrás de uma idéia já deu pra
   uma teia de aranha crescer
   sua vida na cadeia do pensamento.”
                                    (Gilberto Gil)

3. Dê o artigo definido adequado aos substantivos abaixo:
a)    ___dó                                           h) __ óculos
b)    ___champanha                            i)  __ lança-perfume
c)    ___grama(unid. de massa)         j)  __ guaraná
d)    ___alface                                     l)  __plasma
e)    ___pêsames
f)     ___núpcias
g)    ___olheiras
                                                                                                                         
4. Explique a diferença de significado das expressões destacadas:
            a) Ele leu todo o livro.
            b) Todo livro deve ser bem conservado.

5. As frases a seguir apresentam algum erro no emprego do artigo. Reescreva- as, corrigindo adequadamente.
a)    Não conhecia nenhum episódio dos Lusíadas.
b)    Não conheço o aluno cujo o pai é professor.
c)    Tinha muito amor a ambos filhos.

6. Indique a função do artigo na frase abaixo:
a)     Haroldo ficou encantado com o andar de bailarina de Joana.


Texto 01  
      
“O orvalho vem caindo
Vai molhar o meu chapéu
E também vão sumindo
As estrelas lá no céu
Tenho passado tão mal
A minha cama é uma folha de jornal.”
            (Noel Rosa e Kid Pepe)

7.    Considerando o texto, responda:
a)    Quantos artigos há?
b)    Aponte um exemplo em que o artigo apareça unido à preposição em.
c)    Aponte um artigo indefinido e indique a que substantivo ele se refere.

8.    Há alguns anos, as duas frases a seguir eram utilizadas nas campanhas publicitárias da cerveja Kaiser. Leia-as atentamente.
a)    “Kaiser: a cerveja.”
b)    “A Kaiser é uma grande cerveja.”

Comparando o sentido de ambas, é possível afirmar que entre elas há uma certa contradição? Explique.

4. O Numeral

                “... Apenas 78 de cada mil estudantes concluíam, em 1992, o 1o  grau em oito anos e 330 completavam o estudo básico, muitos após várias repetências. Em média, eles levaram 9,6 anos para completar as 8 séries...”
            (LER – Suplemento especial da Folha de São Paulo – 9/9/95)


Numerais são palavras que designam números, ou a ordem de sua sucessão.(...) Podem-se usar individualmente, com o valor de substantivos, ou como adjetivos, isto é, junto de um substantivo, ao qual acrescentam uma indicação de quantidade ou de ordem.” (Rocha Lima)
                                   dois livros / segunda fila
                                   cinco livros / quinta coluna 

O numeral pode ser classificado como:

a) cardinal designa a quantidade de seres: um, dois, três, dez, mil, milhão, etc.

b) ordinalindica ordem de sucessão, posição ocupada por um ser numa determinada série: primeiro, segundo, terceiro, décimo, milésimo, etc.

c) multiplicativoindica multiplicação: dobro, duplo, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.

d) fracionárioindica divisão, fração: meio, metade, terço, quarto,doze avos, etc.

OBS.: Também são numerais: zero, ambos, ambas.

São considerados numerais os substantivos que indicam um conjunto exato de elementos(numerais coletivos): par(dois) - dezena(conjunto de dez) - centena(cem) -década(conjunto de dez anos) - centenário(cem anos).

Na linguagem coloquial é comum a flexão dos numerais em grau, bem como a criação de novos numerais: É um produto de primeiríssima qualidade. Apesar de quarentona, parecia uma adolescente. Repetiu as mesmas palavras pela enésima vez.           
                                     
Exercícios

1.    Em: ”Zero à esquerda”, classifique o numeral.

2.    Classifique os numerais sublinhados:
a)     Heloísa foi a sétima colocada.
b)     Somente com palpite triplo acertaria o jogo.
c)     Tomou sozinho meio litro de leite.
d)     Metade da sala não compareceu à prova.
e)     Naquela madrugada, o termômetro marcava zero grau.
f)      Escolheram o candidato de uma lista tríplice.
g)    Vinte e dois jogadores foram convocados.

3. Comente o valor semântico dos numerais destacados.

a)     Já lhe disse isso um milhão de vezes!

b)     É artigo de primeira.

c)     Isso é troca de seis por meia dúzia.

d)     Comprou um carro de segunda e agora se arrepende.

e)     Dou dez pela aparência e zero pala sutileza.

f)     “Ele sempre arranja mil e uma desculpas para não trabalhar às segundas-feiras.

g)    “Seu amigo, apesar de rico, só almoça em restaurantes de Segunda classe.

h)     Chorei bilhões de vezes.

5. O Pronome

“O homem julga que é superior à natureza, por isso o homem destrói a natureza, sem pensar que a natureza é essencial para a vida do homem.”
O homem julga que é superior à natureza, por isso ele  destrói, sem pensar que ela é essencial para a sua vida.


                “Os pronomes desempenham na frase funções equivalentes às exercidas pelos elementos nominais. Servem pois:
a)     para representar um substantivo;
b)     para acompanhar um substantivo, determinando-lhe a extensão do significado.”  (Celso Cunha)

Pronomes substantivos e pronomes adjetivos

            Pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo e pronomes adjetivos são aqueles que acompanham o substantivo.
            Ela veio, mas não a vi.
            p.s.                  p.s.
            Nossa casa é aquela barraca.
            p.a.                  p.a.
            Nossa casa é aquela.
            p.a.                  p.s.

Exercícios

1.     Classifique os pronomes destacados como substantivos ou adjetivos.
a)     Minha casa não é  minha.”
b)     Ele é casado e eu sou a outra que o mundo difama.”
c)     Encontrei-a desanimada.
d)     Aquele homem foi visto em São Paulo.
e)     Isso não tem cabimento.
f)      “Não conheço seu nome ou paradeiro.”
g)     Volte outro dia.
h)     Você  não entendeu nada.
i)      Não encontrei o livro que você recomendou.
j)      Qualquer pessoa pode comparecer à festa.

Classificação dos pronomes

      Os pronomes são classificados em seis tipos: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.

Pronomes pessoais: Designam diretamente uma das pessoas do discurso:

1a pessoa: a que fala(ou escreve) – falante ou emissor: eu, nós;
2a pessoa: com quem se fala(a pessoa que ouve ou lê – ouvinte ou receptor:  tu, vós;
3a pessoa: de quem se fala (pessoa ou coisa a respeito da qual a 1a pessoa fala ou escreve: ele(s), ela(s).

Os pronomes pessoais podem ser: retos, oblíquos e de tratamento.

Número
Pessoa
Retos
Obl. átonos
Obl. tônicos
SINGULAR
1a
eu
Me
mim, comigo
SINGULAR
2a
tu
Te
ti, contigo
SINGULAR
3a
ele, ela
o,a,lhe,se
si, ele, ela, consigo
PLURAL
1a
nós
Nos
nós, conosco
PLURAL
2a
vós
Vos
vós,convosco
PLURAL
3a
eles, elas
os, as, lhes, se
si, eles, elas, consigo

Na língua culta, observa-se a uniformidade de tratamento: se o pronome escolhido foi da 3a pessoa, o uso dele e de seus correspondentes dali por diante é obrigatório.
Você não imagina quanto eu a amo.
A única coisa que podes fazer para te reaproximares de tua mocidade é repetires tuas loucuras.

Exercícios
BILHETE – Mário Quintana

Se tu me amas, ama-me baixinho                      Se me queres, enfim,
Não o grites de cima dos telhados                     tem que ser bem devagarinho, Amada,
Deixe em paz  os passarinhos                            que a vida é breve,
Deixe em paz a mim!                                            e o amor mais breve ainda...

1.    Substitua a expressão sublinhada na frase a seguir pelo pronome oblíquo átono correspondente: “Deixa em paz os passarinhos.”

2.    Se o sujeito do primeiro verso fosse o pronome você, em que pessoa estariam os verbos?

3.    Identifique, no poema, um verso em que ocorra comparativo de superioridade.

4.    Complete com o pronome pessoal conveniente.

a)    Juçara não __ ama, mas ele ___ ama.
b)    Teresinha não __ entende, mas eu ___ entendo.
c)    Isabel não __ cumprimentou, mas eles ___ cumprimentaram.
d)    Teresa não ___ entende, mas nós ___ entendemos.
e)    Os árabes brigam entre __ mesmos. Que haverá entre ___?

5.    Complete os espaços com eu ou mim.

a)    Meus filhos não dormem sem ___, não dormem sem __ estar a seu lado.
b)    Trouxeram um livro para ___, mas não para ___ ler.
c)    Essa gente sempre teve muito ciúme de ___ e Cristina, porque somos felizes.
d)    Sempre houve muita amizade entre ___ e Isabel, mas não entre ___ e Isilda.
e)    Deixaram tudo para ___ fazer, mas não dá para ___ fazer tudo sozinho.
f)     Sem __ ler, não assino isso; sem ___ não se faz nenhuma revolução.
g)    Era muito fácil para ___ entrar no circo sem pagar.
h)    É bom para ___ ir à praia de vez em quando.
i)      O carteiro entregou o telegrama para ____.
j)      Para __ ler isso, preciso pôr os óculos.
k)    Para ___, ler à noite é um sacrifício.
l)      Ontem aconteceu uma discussão entre ___ e ela.
m)   Sem ___, eles não iriam ao escritório.
n)    Sem ___ autorizar, eles não iriam ao escritório.

6.    Corrija as frases a seguir:

a)    Convidei ela para o aniversário.
b)    Vi ele no cinema.
c)    Deram o livro para eu.
d)    Emprestaram o caderno para tu.
e)    Receberam nós com muita atenção.
f)     Entre ela e eu não há  qualquer problema.
g)    Jamais houve qualquer problema entre tu e eu.
h)    Não vá à festa sem eu.
i)      Deram o livro para mim ler.
j)      Não deu para mim ir ao encontro ontem.
k)    Falta muito pouco para mim descobrir a verdade.
l)      Meu amor, preciso falar consigo.
m)   Querida, eu gosto muito de si.
n)    Heloísa, preciso falar consigo ainda hoje.
o)    Eles queriam falar com nós.
p)    Não lhe convidei para a festa.
q)    Mandei ela sair.


Pronomes Possessivos

Tuas  palavras  antigas
deixei-as todas, deixei-as,
junto com as minhas cantigas,
desenhadas nas areias.” (Cecília Meireles)
           
          Pronomes possessivos são aqueles que dão ideia de posse em relação às pessoas do discurso.

Pessoa gramatical
Pron. pessoais
Pronomes possessivos
1a pessoa do singular
eu
meu, minha, meus, minhas
2a pessoa do singular
tu
teu, tua, teus, tuas
3a pessoa do singular
ele/ela
seu, sua, seus, suas
1a pessoa do plural
nós
nosso, nossa, nossos, nossas
2a pessoa do plural
vós
vosso, vossa, vossos, vossas
3a pessoa do plural
eles/elas
seu, sua, seus, suas

Os pronomes pessoais me, te, nos, vos, lhe podem aparecer indicando posse, embelezando o estilo.
Rasgaram-me a camisa. = Rasgaram a minha  camisa.
Roubaram-nos o dinheiro. = Roubaram o nosso dinheiro.

SEU, nas expressões seu José, seu Luiz, é redução de SENHOR (pronome de tratamento e não possessivo).  Há casos em que seu ou sua (e variações) denotam descortesia:
Quem você pensa que é, sua imbecil?
Seu cafajeste de uma figa!


Exercícios

1.    Substitua o elemento que dá ideia de posse por um pronome oblíquo.

a)    Não levaram a minha bolsa porque eu estava atento.
b)    Os netos tocavam de leve sua face, em sinal de carinho.
c)    Ninguém haverá de calar a nossa voz.
d)    O filho poupou a seus pais mais um grande desgosto.
e)    A ventania quase que arranca a tua peruca.
f)     Quase que a onda arrancou os xortes das crianças.
g)    Um marmanjo tomou o pirulito das mãos de uma criança.
h)    A fama subiu à cabeça deles, o que afetou a sua simpatia.

2.    Complete com os pronomes possessivos adequados.

a)    Você já tirou ___ conclusões?
b)    Já tiraste ____ conclusões?
c)    Você deve zelar pelo que é ____.
d)    Deves zelar pelo que é _____.
e)    Estou muito interessado em conhecê-la melhor: fale-me de ___ vida, de ___ hábitos, de ___ manias, de _____ predileções e de ____ aversões.
f)     Estou muito interessado em te conhecer melhor: fale-me de ___ vida, de ___ hábitos, de ____ manias, de ___ predileções e de ____ aversões.
g)    Não me venha com ____ costumeiras reclamações.
h)    Não comeces com ____ lamúrias.
i)      Evite ser muito áspero em ___ recriminações.
j)      Evita ser muito áspero em ___ recriminações.

3.    Explique os possíveis sentidos da frase: “Marcelo, o guarda prendeu o ladrão em seu carro.”


Pronomes Demonstrativos

                Este  rosto guarda ainda as lembranças daqueles tempos
            que se eternizaram em nossas memórias.
            Tudo aquilo que passamos juntos jamais será  esquecido.
               
            Pronomes demonstrativos são aqueles que situam os seres no tempo e no espaço em relação às pessoas do discurso.

Pes. Gramat.
Demonstrativos variáveis
Demonst. Invariáveis
1a pessoa
este, esta, estes, estas
isto
2a pessoa
esse, essa, esses, essas
Isso
3a pessoa
aquele, aquela, aqueles, aquelas
aquilo

            Os demonstrativos, além de localizarem um ser no espaço, também são empregados para situar elementos no contexto linguístico e no tempo.

ESTE, ESTA, ESTES, ESTAS, ISTO

No espaço: indicam o que está perto de quem fala: Este livro que está comigo   foi publicado há tempos.
No contexto: referem-se a algo que vai ser mencionado mais adiante: Ela só nos pediu isto: compreensão e apoio.
No tempo: indicam um tempo presente, atual: O mundo está passando por profundas transformações. Este é um tempo que muitos não pensavam chegar tão cedo.

ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO
No espaço: indica o que está perto de quem ouve: Esse livro que está com você é ótimo.
No contexto: referem-se a algo que já foi mencionado: Compreensão e apoio; ela só nos pediu isso.
No tempo: indicam um tempo passado ou futuro, mas não muito distante: A seleção brasileira jogará no Chile nesse final de semana.

AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO

No espaço: indicam o que está longe de quem fala e também longe de quem ouve: O que é  aquilo lá no fim da rua?
No contexto: são usados conjuntamente com os pronomes este(s),  esta(s), para fazer referência a elementos já citados. Assim:
-       aquele (e variações) – refere-se ao elemento citado primeiro;
-       este (e variações) – refere-se ao elemento citado por último.
Brasil e Uruguai são dois países sul-americanos. Aquele foi colonizado pelos portugueses; este, pelos espanhóis.
No tempo: indicam um tempo distante, remoto: Mudei para cá há vinte anos. Naquela época aqui não havia escola, nem hospital, nem estrada asfaltada.

Exercícios

1.    Complete os espaços com um pronome demonstrativo.
a)    ____ guaraná que você está tomando é bom, Isabel?
b)    Não, _____ guaraná que estou tomando não é bom.
c)    Marisa, vá buscar-me ____ xerox que deixei lá.
d)    Lurdes queria ver _____ alface que está na geladeira.
e)    Antonio convidou Maria e Luiz para ir ao cinema: ___ aceitou o convite, apressado; ____ recusou, séria.
f)     Há dez anos começava a guerra, mas ___ época ninguém poderia supor que ganharia tamanhas proporções.
g)    “Amai-vos uns aos outros”, _____ são as palavras de Cristo.
h)    São ____ as palavras de Cristo: “Amai-vos uns aos outros.”
i)      ____ vida nos reserva muitas surpresas.
j)     ____ livro que está comigo é um romance.
k)    _____ livro que está com você também é um romance?
l)      Roma e Viena são belas cidades: ___ é a capital da Áustria; ____, da Itália.
m)   _____ que está nas mãos do professor é um livro.
n)    _____ são as minhas aspirações: entrar na faculdade e conseguir um bom emprego.

2.    Faça a contração da preposição com o pronome demonstrativo.
a)    Estávamos muito longe de este lugar.
b)    Eles foram encontrados em aquela cidade.
c)    Duvido de isto.
d)    Não creio em aquilo.
e)    Ficamos algum tempo em aquele lugar.

3.    “- Depois daquele dia, ninguém mais viu o mascate. Aquilo é um ser sem destino, seu coronel.”
a)    Explique qual foi a intenção do falante ao usar o demonstrativo aquilo para se referir ao mascate?
b)       A forma seu é um pronome possessivo? Explique.


Pronomes Indefinidos

                Certas palavras não podem ser ditas
            em qualquer lugar e hora qualquer.”
                                   (Carlos Drummond de Andrade)
           
            Pronomes indefinidos são aqueles que se referem de modo vago ou impreciso à 3a pessoa do discurso.

Variáveis
Invariáveis
Locuções pronominais
algum(uns), alguma(s)
nenhum(uns), nenhuma(s)
todo(s), toda(s)
outro(s), outra(s)
muito(s), muita(s)
pouco(s), pouca(s)
certo(s), certa(s)
tanto(s), tanta(s)
quanto(s), quanta(s)
qualquer, quaisquer
um, uma, uns, umas
alguém
ninguém
tudo
outrem
nada
cada
algo
mais
menos

cada um
qualquer um
todo aquele que
um ou outro
seja quem for

Exercícios

1.    Identifique os pronomes e as locuções pronominais indefinidos, classificando-os em substantivos ou adjetivos.

a)    “Quem diz que de muitos gosta, quem diz que a muitos quer bem, finge carinho a todos, não gosta de ninguém.”

b)    Quando todo mundo é alguém, aí nenhum é ninguém.

c)    Devemos combater todos os nossos defeitos e não pactuar com nenhum.

d)    Todos precisam uns dos outros.

e)    Fulano matou, Sicrano roubou: os dois sofrerão o castigo de seus crimes.

f)     “Nada é tão estúpido como vencer; a verdadeira glória é convencer.”

g)    “Todos apreciam e admiram a simplicidade, poucos a adotam; ninguém a inveja.”

h)    “A violência não deixa de ter alguma parentela com o medo.”

2.    Marque as frases que apresentam pronomes indefinidos.

a)    Notou-se nele um certo ar de desprezo.
b)    Quero saber a hora certa.
c)    Na certa ninguém viu o cometa.
d)    O cometa só poderá ser visto em hora certa.
e)    A certa altura, surge o cometa nos céus.

3.    Explique a diferença de sentido entre:
a)    Ele trabalha no sítio todo dia.
b)       Ele trabalha no sítio todo o dia.

Pronomes Interrogativos

                Quem toca piano sob a chuva,
            na tarde turva e despovoada?
            De que antiga, límpida música
            recebo a lembrança apagada?”
                        (Cecília Meireles)


São os indefinidos que, quem, qual e quanto, usados em frases interrogativas diretas (iniciadas por palavra interrogativa e terminadas por ponto de interrogação) e indiretas (não iniciadas  por palavra interrogativa e terminadas por ponto final).
            Quanto tempo você vai ficar lá?
            Diga-me quanto tempo você vai ficar lá.
“As relações são tudo na vida. Um homem que não vale nada, existe apenas em virtude dos que o circundam. Quem se ocuparia dos dois ladrões se não fossem colocados ao lado de Jesus Cristo?”
Ignoro quem se ocuparia dos dois ladrões se não fossem colocados ao lado de Jesus Cristo.

Exercícios

1.    Complete com o pronome interrogativo adequado.
a)    ____ está aí? ____ pretendes?
b)    ____ são vocês?
c)    A ____ entregaremos isso?
d)    Por ____ seremos recebidos?
e)    Por ____ estrada iremos?
f)     Por ____ time torces?
g)    ___ horas são?
h)    Perguntei-lhe ____ fez isso.
i)      Veja ____ horas são.
j)      Quero saber ____ ganhas na empresa.

Pronomes Relativos

Todos fotografaram o casarãoO casarão seria demolido.
Todos fotografaram o casarão que  seria demolido.
               
             Pronomes relativos são aqueles que retomam um substantivo (ou um outro pronome) já citado numa oração, substituindo-o no início da oração seguinte.

Variáreis
Invariáveis
o/a qual,  os/as quais
cujo(s),  cuja(s)
quanto(s), quanta(s)
Que
Quem
onde / aonde

            Os  pronomes relativos, assim como as conjunções, recebem o nome genérico de conectivos, por serem elementos de ligação.

Emprego dos pronomes relativos

QUE – pode retomar palavras que nomeiam pessoas ou coisas e também pode se referir aos pronomes demonstrativos o, a, os, as.
            O rapaz que chegou agora é nosso vizinho.
            Minha alegria, que já era grande, aumentou.
            Eu quero saber o que você fazia lá.

QUEM – é usado exclusivamente para retomar palavras que designam pessoas.
            Hoje é você quem paga a conta.
            Todos admiram a aluna com quem você conversava.

CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS – são usados entre dois substantivos, estabelecendo entre eles uma idéia de posse.
                Esse é o lavrador cujo celeiro desabou com o temporal.
            Discutiremos um problema cujas causas são complexas.

ONDE, AONDE – sempre indicam lugar, porém têm empregos diferentes:
Onde – indica lugar em que: Conheço a cidade onde você nasceu.
Aonde – indica lugar a que: Conheço a cidade aonde você irá amanhã.


Exercícios

1.    Complete com o pronome relativo adequado.

a)    O livro ____ estou lendo é de Carlos Drummond de Andrade.
b)    Aquela senhora, ____ marido é advogado, é atenciosa.
c)    Aquele senhor, ____ mulher é médica, é muito doente.
d)    Aquele homem, ____ filhos acabam de se formar, vive feliz.
e)    Essa é a pessoa de ____ eu mais gosto.
f)     Aquele é o doce de _____ eu mais gosto.
g)    Confessou-se culpado à mulher, perante ____ chorou.
h)    Chegamos à ilha por detrás __ _____ fica salvador.
i)      Oxigênio é uma substância sem ____ não podemos viver.
j)      Não tenho nenhuma pessoa para _____ apelar.
k)    Aquelas foram as pessoas com ____ você conversou?
l)      Ana Paula é a mulher com ____ casei e ____ amo muito.
m)   Esse é o homem ___ vi na festa e __  ____ cumprimentei.


2.    Junte as duas frases, utilizando o pronome relativo que de modo a formar uma só.
a)     O livro é de suspense. Estou lendo um livro de suspense.
b)     O filme é excelente. Vi o filme ontem.
c)     A estrada foi toda recapeada. O governador construiu a estrada no século passado.
d)     A garota ama o namorado. O namorado não trabalha nem estuda.
e)     A garota ama o namorado. A garota foi paquerada por você.

3.    Faça o mesmo, utilizando o pronome relativo cujo e suas variações.
a)     As árvores são velhas. As folhas das árvores estão caindo.
b)     Os edifícios são financiados pela Caixa Econômica. A construção dos edifícios foi demorada.
c)     A menina teve um acesso de nervos. O pai da menina morreu.
d)       As escolas estão conservadas. Os diretores das escolas são competentes.


6. O Advérbio

                Procuramos chegar bem  cedo ao encontro,
            pois sabíamos que ela acordava sempre  de manhã.
            Logo que chegamos, fomos muito bem recebidos
            E conseguimos, rapidamente, esclarecer todas as dúvidas.
                Os  advérbios “são palavras modificadoras do verbo. Servem para expressar as várias circunstâncias que cercam a significação verbal.
            Alguns advérbios, chamados de intensidade, podem também prender-se a adjetivos, ou a outros advérbios, para indicar-lhes o grau.” (Rocha Lima)
            Locução adverbial  é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio.

CLASSIFICAÇÃO
PRINCIPAIS
EXEMPLOS
Lugar
lá, aqui, acima, por fora,...
Aqui somos felizes.
Modo
bem, mal, assim, às pressas,..
Saiu às pressas para a escola.
Dúvida
talvez, possivelmente, acaso..
Talvez ela volte hoje.
Negação
não, de modo algum, ...
De modo algum irei lá.
Afirmação
sim, realmente,  com certeza..
Realmente eles sumiram.
Intensidade
muito, demais, pouco, tão,...
Nós estudamos muito.
Tempo
agora, hoje, sempre, logo, ...
Viajaremos hoje.

QUANDO, COMO, ONDE e POR QUE são, respectivamente, advérbios interrogativos de tempo, modo, lugar e causa, podendo aparecer em orações interrogativas diretas ou indiretas.
            Quando voltamos?
            Ninguém soube me responder quando voltaremos.
ADJETIVOS ADVERBIALIZADOS – são aqueles que substituem advérbios terminados em –mente e, por isso mesmo, mantêm-se invariáveis.
            Falem baixo!
            Transcreveu a carta errado.

OBS.:  Não se deve confundir o emprego do advérbio DEMAIS com o emprego da locução adjetiva de mais. DEMAIS modifica verbo ou adjetivo; de mais modifica nome: Trabalhei demais. – Isto ficou seco demais. – Ela é linda demais. – Deram-me dinheiro de  mais. – Não houve nada de  mais. – Isto já é de  mais.

Emprego do Advérbio

1.    Aparecendo, na frase, vários advérbios terminados em mente, apenas o último recebe o sufixo.
O Brasil está crescendo econômica, política e tecnologicamente.

2.    A ideia superlativa adverbial também se consegue com a repetição da forma adverbial.
Volto já, já.
Chegaremos logo, logo.

3.    PRIMEIRO, ao modificar verbo, é advérbio e não numeral: Cheguei primeiro.


Exercícios

1.    Complete com demais  ou  de  mais.
a)    Não havia nada _____ em beijá-la ali.
b)    Você ganha ____!  Isso que você ganha não é ____ para você?
c)    Dinheiro nunca é _____.
d)    Falou ____, por isso ficou agitado ______.
e)    Empréstimo compulsório outra vez? Isso já é _____!

2.    Complete com um advérbio ou com uma locução adverbial.
a)    _________ se vai ao longe.
b)    ___________ a galinha enche o papo.
c)    Antes chegar ______ do que não chegar.

3.     Substitua as expressões sublinhadas por advérbios equivalentes.
a)     O líquido escorria pouco a pouco.
b)     Só os levianos falam sem refletir.
c)     Fizeram isso de propósito.
d)     Tudo se consegue com paciência.
e)     Encontrei-o  por acaso.
f)      Sempre o ajudarei com prazer.
g)     Chegávamos sempre com pontualidade.
h)     Você agiu com precipitação.

4.     Classifique melhor e pior como advérbio ou adjetivo.
a)     Conheço isso melhor que vocês.
b)     Vocês estudaram isso pior que eu.
c)     Ela é muito melhor que você.
d)     Vocês sempre foram piores que eles.
e)     Essa fruta é pior que aquela.
f)      Tudo é pior quando se vê melhor.
g)     Não há nada melhor que um dia após o outro.
h)     Viva em paz, que você terá vida melhor.

5.     Sublinhe e classifique os advérbios.
a)     Fiz tudo muito calmamente: devagar se chega mais depressa.
b)     As ilusões andam sempre na frente e as desilusões atrás.
c)     Uns comem pouco, outros comem demais.
d)     Amiúde vemos pessoas que falam bem e agem mal.
e)     Como se faz para se obter água bem limpa?
f)      Sentiu-se extraordinariamente forte.
g)     A cidade hoje é bem diferente do que foi outrora.

6.     Indique se as palavras destacadas classificam-se como adjetivo ou advérbio. Justifique suas respostas.
a)     “Quando o poeta aparece / Sacha levanta os olhos claros.
b)     O deputado falou claro sobre o assunto.
c)     Na manhã azul, um pássaro solitário voava alto.
d)     “Perdi o bonde e a esperança / volto pálido para casa.”
e)     “Jacqueline morta era mais bonita que os anjos.”
f)      “A serenidade voltou de muito longe.”
g)     A seleção retornou ontem  vitoriosa.


7. Preposição

Li um livro sobre o carnaval
      De um escritor que mora em Salvador.

Preposição é a palavra invariável que relaciona duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.

COMBINAÇÃO – é a união da preposição a com o artigo o, ou com o advérbio onde, não havendo perda fonética: ao, aos, aonde.
CONTRAÇÃO – é a união de uma preposição com outra palavra, havendo perda fonética ou transformação de fonema: de + o = do; em + a = na;  per + o = pelo; em + isso = nisso; de + aquele = daquele.
CRASE – é a fusão de vogais idênticas; trata-se de um caso especial de contração: à (preposição a + artigo a); àquilo (preposição a + 1a vogal de aquilo).

Algumas relações semânticas estabelecidas pelas preposições
Causa ou motivo         Acordou aos gritos.
                                         Assustou-se com o trovão.
                                         Foi preso por vadiagem.

Conformidade              Puxou ao pai.
                                        Tocava pela partitura.

Companhia                  Passeamos com os amigos.

Concessão                   Com mais de 80 anos, ainda tem planos para o futuro.

Instrumento                 Abriu a porta com a chave. / Apanhou de  chicote.

Matéria                        Vinho se faz com uva. / Corrente de ouro.

Modo                           Era tratada com carinho. / Saía em turma.

Oposição                     Remava contra a maré.

Direção                        Olhava contra o sol. / Foi sobre o adversário.

Assunto                       Falar de futebol. / Conversavam sobre política.

Conteúdo                    Xícara de café.

Finalidade                   Comprou um automóvel de passeio.
                                      Nasceu para o trabalho.

Meio                            Viajou de trem. / Pagou em cheque.

Lugar                          Veio de Madri. (origem)/Dormiu desde lá até aqui.
                                      Ficamos em casa. / Estamos entre os aprovados.

Posse                          Aquela casa é de Luís.

Preço                          Comprei um caderno de um real.
                                      Vendeu a mercadoria pelo custo.

Qualidade                    Comprou um artigo de primeira.Votou em  branco.

Exercícios

1.    Indique o valor das relações estabelecidas pelas preposições.
a)     Falei com dificuldade sobre o televisor em cores que veio de Manaus.
b)     Morreu de frio porque morava numa casa de madeira em pleno bosque.
c)     “O homem morre como nasce: sem cabelos, sem dentes, e sem ilusões.”
d)     “A juventude tem um sono tranquilo sobre qualquer travesseiro.”
e)     Saíram bem cedinho para pescar.
f)      Redigiu os artigos a lápis.
g)     Comprou um relógio de ouro na loja do amigo.
h)     Agiu contra todos.
i)      Viajamos de ônibus para o Paraguai.
j)      Foi passear a cavalo com o amigo, no parque, pela manhã.

8. Conjunção

As horas passam, os homens caem, a poesia fica.
As horas passam e os homens caem, mas a poesia fica.
Conjunção “é a expressão que liga orações ou, dentro da mesma oração, palavras que tenham o mesmo valor ou função.”(Evanildo Bechara)
CONJUNÇÕES COORDENATIVAS – ligam orações ou termos da oração sintaticamente independentes.
A Lua representa o pensamento criativo, e o Sol representa o pensamento racional.
            A Lua e o Sol são astros visíveis a olho nu.

            As conjunções coordenativas podem ser:

1.    Aditivas: ideia de soma, adição, acréscimo: e, nem, mas também, mas ainda, como(depois de não só), como, quanto(depois de tanto).
Não te enfades nem desanimes.
Tanto advogo quanto ensino.

2.    Adversativas: ressalva de pensamentos, oposição, retificação, restrição, compensação, advertência ou contraste: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante.
Luís trabalha muito, mas ganha pouco.
Foi ao baile, porém dançou pouco.

3.    Alternativas: ideia de alternância, ligando pensamentos que se excluem: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já, umas vezes...outras vezes, talvez...talvez, seja...seja.
Nós existimos ou não existimos.
O dinheiro umas vezes traz felicidades, outras vezes traz desgraças.

4.    Conclusivas: ideia de conclusão lógica: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois(depois de verbo), assim, então, em vista disso.
Trabalha muito, logo deve ganhar bem.
O carro quebrou, assim não foi possível viajar.

5.    Explicativas: ideia de explicação, motivo, razão: porque, que, portanto, pois(antes de verbo).
Não chore, porque será pior.
Não se vá, pois sentirei sua falta.

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVASsão aquelas que ligam orações sintaticamente dependentes.
            Espero que tudo termine bem.

As conjunções subordinativas podem ser:

1. Integrantes: introduzem as orações subordinadas que exercem funções substantivas, ou seja, funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo e aposto: que (para afirmação precisa, certa) e se (para afirmação imprecisa, incerta).
É preciso que trabalhemos muito.
Não sei se isso é verdade.

2. Causais: iniciam orações subordinadas que exprimem a causa ou a justificativa daquilo que se declara na oração principal: porque, que, porquanto, pois, visto que, já que, uma vez que, como, se.
A menina chorou porque apanhou da mãe.
Como hoje é Natal, oremos.
Se Marisa gosta de você, por que não a procurar?

3. Comparativas: iniciam orações subordinadas que se constituem no segundo elemento de uma comparação: que, do que, qual, como, quanto, como, assim como.
No elogio há menos sinceridade que na crítica.
O filho nasceu tal qual o pai.

4.    Concessivas: iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal, mas não suficiente para anulá-lo: embora, ainda que, mesmo que,  se bem que, bem que, posto que, conquanto, apesar de que, por...que, sem que, que.
Foi à praia, embora estivesse chovendo.
Por pior que seu filho seja, não o critique.
Cem reais mais que eu ganhasse, já estaria satisfeito.

5.    Condicionais: iniciam orações subordinadas que exprimem hipótese ou condição para que o fato da oração principal se realize ou não: se, caso, contanto que, salvo se, exceto se, desde que(com verbo no subjuntivo), a menos que, a não ser que, senão, sem que.
Se tudo correr bem, voltaremos amanhã.
O rapaz nada fazia, senão contar vantagens.

6.    Conformativas: iniciam orações subordinadas que exprimem acordo, concordância, conformidade de um fato com outro: conforme, consoante, segundo, como, que.
Cada um colhe conforme semeia.
Que eu saiba, ela não é casada.

7.    Consecutivas: iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, sem que, senão.
Ela me olha de forma  que  me deixa encabulado.
Naquele bairro ninguém saía de casa que não fosse assaltado.

8.    Temporais: indicam orações subordinadas que dão idéia de tempo: quando, logo que, depois que, antes que, sempre que, desde que, até que, assim que, enquanto, mal, apenas, sem que.
Enquanto não se perde a cabeça, não está tudo perdido.
Morreu sem que pudesse conhecer o neto.

9.    Finais: iniciam orações subordinadas que exprimem uma finalidade: para que,  a fim de que, que, porque, de modo que, de forma que, de maneira que, de sorte que.
Deus fez a vida para que ela fosse vivida.
Viaja sempre à janela de modo que possa apreciar a paisagem.

10.  Proporcionais: introduzem orações subordinadas que exprimem concomitância, simultaneidade: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor, quanto pior.
Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.
As criaturas são mais perfeitas à proporção que são mais capazes de amar.

LOCUÇÃO CONJUNTIVA: é o conjunto de duas ou mais palavras(sempre terminado com conjunção)  com valor de conjunção: sem que, a fim de que, à medida que, logo que, etc.  

Exercícios

1.     Identifique e classifique as conjunções coordenativas.
a)     “A boa árvore dá bom fruto; logo, pelos frutos se conhece a árvore.”
b)    Não dês o dedo ao vilão, porque te tomará a mão.
c)     Bate à outra porta, que esta não se abre!
d)     O mexicano aprecia muito o futebol, mas sua maior paixão são as touradas.
e)     Seus amigos não só nos ofenderam, como também nos ameaçaram.
f)      O diretor não diz sim nem diz não.
g)     Ou ficávamos quietos, ou morríamos.
h)     Era noite, e a lua brilhava no céu sereno.
i)      Já me sinto alegre, já me sinto muito triste.

2.     Identifique e classifique as conjunções subordinativas.
a)     Convém que acreditemos mais nas pessoas.
b)     Veja se as crianças já estão dormindo.
c)     Deve-se obedecer mais a Deus que aos homens.
d)     À medida que avançava nos estudos, mais perseguição sofria.
e)     Ninguém se julga tão velho, que não possa viver mais um ano.
f)      Tanto morrem velhos como meninos.

3.     Ligue os pensamentos dados, usando a conjunção coordenativa adequada.
a)     Não duvide de nada. Neste mundo tudo é possível.
b)     Vocês estudam. Deverão passar.
c)     Cassilda não vai à praia. Cassilda não vai ao cinema.
d)     Plante. O governo garante.
e)     O espetáculo foi bem. Não agradou ao público.
f)      Todos falam em eleições. Ninguém faz eleições.
g)     Está fazendo frio. Levarei uma blusa.
h)     As crianças brincam. As crianças brigam.
i)      Ela ia viajar. Desistiu.
j)      Pague-me hoje. Irei cobrá-lo amanhã.
k)     O rapaz bebia. O rapaz comia.
l)      Ninguém queria falar. Poderia vir castigo.

4.     Indique a idéia que a conjunção (coordenativa ou subordinativa) transmite às orações por ela iniciadas.
a)     a garota chorou porque não passou no vestibular.
b)     A garota chorou, porque seus olhos estavam vermelhos.
c)     A garota chorou, porque havia lágrimas em seus olhos.
d)     A garota chorou porque lhe pisaram o calo.
e)     A garota chorou porque acabou seu namoro.
f)      A garota chorou porque o namorado lhe bateu.


9.  Interjeição

            “É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções.
            A mesma reação emotiva pode ser expressa por mais de uma  interjeição. Inversamente, uma só interjeição pode corresponder a sentimentos variados, e, até, opostos. O valor de cada forma interjectiva depende fundamentalmente do contexto e da entoação.”  (Celso Cunha)

Classificação

Os principais tipos de interjeição são aqueles que exprimem:

Advertência: Alerta!, Cuidado!, Calma!, Sentido!, Atenção!, Devagar!, Olha!, Fogo!
Afugentamento: Fora!, Rua!, Saia!
Alegria: Ah!, Oh!, Olá!, Olé!, Eta!, Eita!
Alívio: Ufa!, Arre!, Também!
Animação: Coragem!, Avante!, Vamos!, Força!
Apelo ou chamamento: Alô!, Olá!, Psiu!, Hei!, Ô, Ó, Socorro!
Aplauso: Apoiado!, Bravo!, Viva!, Bis!
Aversão: Xi!, Ih!, Irra!, Credo!
Cessação: Alto!, Basta!, Chega!                      
Desejo: Oxalá!, Tomara!, Pudera!, Oh!, Viva!,
Dor: Ai!, Ui!
Espanto ou admiração: Ué!, Uai!, Ochente!, Puxa!, Quê!, Ah!, Oh!, Caramba!, Nossa!, Opa!, Virgem!, Xi!, Terremoto!, Barrabás!, Saca-rolhas!, Barbaridade!
Impaciência: Hum!, Puxa!, Raios!
Incredulidade: Qual!, Ora!, Barbaridade!
Reprovação: Francamente!, Fiau!
Satisfação: Oba!, Opa!, Boa!, Upa!
Saudação: Salve!, Adeus!, Viva!
Silêncio: Psiu!, Silêncio!, Calma!
Terror ou medo: Uh!, Ui!, Fogo!, Credo!, Cruzes!, Barbaridade!
Nota: Qualquer palavra, quando proferida em tom exclamativo, torna-se uma interjeição.

Obs.: Existem interjeição onomatopaicas, ou seja, que procuram reproduzir o som provocado por algum fenômeno: Pum!  Bumba!    Catapimba!  Catrapus!     Zás!   Tchim-bum!      
            
Locução Interjetiva

É o conjunto de duas ou mais palavras com o valor de interjeição.
Ora bolas!         Ai de mim!        Cruz credo!                   Pobre de mim!
Puxa vida!        Que horror!       Meu Deus!                    Santo Deus!
Que esperança!            Nossa senhora!             Muito obrigado!

Nota: Toda frase mais ou menos breve, proferida em tom exclamativo, torna-se, automaticamente, uma locução interjetiva, dispensando, assim, qualquer análise dos termos que a compõem.
Praza a Deus!               Macacos me mordam!   Valha-me Deus!
Raios te partam!           Deus o livre!                 Quem me dera!

Obs.: A interjeição Oh! emprega-se quando há exclamação, admiração; a interjeição Ó emprega-se quando se chama alguém:
Oh! que bela garota!      Ó garota, vem cá!

Exercícios

1. Identifique as interjeições e as locuções interjetivas, classificando-as.
a)     Bom dia, senhor!
b)     Olá, como vão vocês?
c)     Corram todos, meninos!
d)     Saiam, minhas senhoras!
e)     Boa Sorte, Jane!
f)      Macacos me mordam, que mulher feia!
g)     Xi! Morderam-me!
h)     Benza-o Deus, que homem horrível!
i)      Nossa senhora, quanta chuva!
j)      Boas festas, querida!

2. Complete com OH! ou Ó, conforme o caso.
a)     ___ meu amigo, ajude-me!
b)     ___ teremos mais chuva!
c)     ___ rapaz, não faça isso!
d)     ___ Deus onde estás!
e)     ___ quantas homenagens!

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