terça-feira, 13 de outubro de 2020

INTERJEIÇÃO

 

É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções.

A mesma reação emotiva pode ser expressa por mais de uma  interjeição. Inversamente, uma só interjeição pode corresponder a sentimentos variados, e, até opostos. O valor de cada forma depende fundamentalmente do contexto e da entoação.”  (Celso Cunha)

 

 

Classificação

 

Os principais tipos de interjeição são aqueles que exprimem:

 

Advertência: Alerta!, Cuidado!, Calma!, Sentido!, Atenção!, Devagar!, Olha!, Fogo!

 

Afugentamento: Fora!, Rua!, Saia!

 

Alegria: Ah!, Oh!, Olá!, Olé!, Eta!, Eita!

 

Alívio: Ufa!, Arre!, Também!

 

Animação: Coragem!, Avante!, Vamos!, Força!

 

Apelo ou chamamento: Alô!, Olá!, Psiu!, Hei!, Ô, Ó, Socorro!

 

Aplauso: Apoiado!, Bravo!, Viva!, Bis!

 

Aversão: Xi!, Ih!, Irra!, Credo!

 

Cessação: Alto!, Basta!, Chega!

           

Desejo: Oxalá!, Tomara!, Pudera!, Oh!, Viva!,

 

Dor: Ai!, Ui!

 

Espanto ou admiração: Ué!, Uai!, Ochente!, Puxa!, Quê!, Ah!, Oh!, Caramba!, Nossa!, Opa!, Virgem!, Xi!, Terremoto!, Barrabás!, Saca-rolhas!, Barbaridade!

Impaciência: Hum!, Puxa!, Raios!

 

Incredulidade: Qual!, Ora!, Barbaridade!

 

Reprovação: Francamente!, Fiau!

 

Satisfação: Oba!, Opa!, Boa!, Upa!

 

Saudação: Salve!, Adeus!, Viva!

 

Silêncio: Psiu!, Silêncio!, Calma!

 

Terror ou medo: Uh!, Ui!, Fogo!, Credo!, Cruzes!, Barbaridade!

 

Nota: Qualquer palavra, quando proferida em tom exclamativo, torna-se uma interjeição, inclusive os palavrões.

 

Obs.: Existem interjeição onomatopaicas, ou seja, que procuram reproduzir o som provocado por algum fenômeno: Pum!  Bumba!    Catapimba!  Catrapus!     Zás!   Tchim-bum!  

           

 

Locução Interjetiva

 

É o conjunto de duas ou mais palavras com o valor de interjeição.

 

Ora bolas!     Ai de mim!    Cruz credo!               Pobre de mim!

Puxa vida!     Que horror!    Meu Deus!                Santo Deus!

Que esperança!                   Nossa senhora!       Muito obrigado!       

 

Nota: Toda frase mais ou menos breve, proferida em tom exclamativo, torna-se, automaticamente, uma locução interjetiva, dispensando, assim, qualquer análise dos termos que a compõem.

 

Praza a Deus!                      Macacos me mordam!       Valha-me Deus!

Raios te partam!                  Deus o livre!                                     Quem me dera!

 

Obs.: A interjeição Oh! emprega-se quando há exclamação, admiração; a interjeição Ó emprega-se quando se chama alguém:

Oh! que bela garota!           Ó garota, vem cá!

 

Exercícios

 

1. Identifique as interjeições e as locuções interjetivas, classificando-as.

a)    Bom dia, senhor!

b)    Olá, como vão vocês?

c)    Corram todos, meninos!

d)    Saiam, minhas senhoras!

e)    Boa Sorte, Jane!

f)     Macacos me mordam, que mulher feia!

g)    Xi! Morderam-me!

h)    Benza-o Deus, que homem horrível!

i)     Nossa senhora, quanta chuva!

j)     Boas festas, querida!

 

2. Complete com OH! ou Ó, conforme o caso.

 

a)    ___ meu amigo, ajude-me!

b)    ___ teremos mais chuva!

c)    ___ rapaz, não faça isso!

d)    ___ Deus onde estás!

e)    ___ quantas homenagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário