sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ENSINO MÉDI0 - TERCEIRO ANO

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

FRASE – é toda declaração que possui sentido completo.

Ex.: Silêncio!
Curva perigosa.
Rua sem saída.
A menina caiu na lama.

A frase sempre termina com um sinal de pontuação e pode conter verbo ou não.

ORAÇÃO – é todo enunciado organizado em torno de um verbo. Não precisa, obrigatoriamente, terminar com um sinal de pontuação, nem ter sentido completo, mas tem que ter um verbo.

Ex.: Vamos ao teatro neste domingo?
Os garotos organizaram a apresentação.
O fumo prejudica a saúde.
A menina caiu na lama / e chorou.


PERÍODO – é a frase formada por uma ou mais orações. Termina sempre com um sinal de pontuação, tem, pelo menos, um verbo, obrigatoriamente, e tem sentido completo.

O período pode ser:

a) SIMPLES – quando tem apenas uma oração (um verbo ou uma locução verbal): oração absoluta.

Ex.:
Os jornais noticiaram o fato.
"Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois."
A menina caiu na lama.


b) COMPOSTO – quando tem mais de uma oração (mais de um verbo ou locução verbal).

Ex.:
Se você estivesse aqui,/ resolveria o problema.
Tome uma atitude agora para não se arrepender depois
A menina caiu na lama / e chorou.

Obs.: Toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal. Por isso, o número de orações que constituem um período depende do número de verbos ou locuções verbais.


EXERCÍCIOS

1. Circule os verbos e classifique os períodos a seguir como simples ou composto.

a) "Alguma coisa está fora da ordem."
b) Não fume, pois o fumo prejudica sua saúde.
c) Respeite os sinais de trânsito.
d) Peça ajuda a alguém para resolver seus problemas.
e) Você está duvidando da palavra de seu amigo.
f) Eles não tinham idéia do tempo que ficamos parados no trânsito.
g) "Alguma coisa acontece no meu coração."
h) Quando chegamos ao teatro, a apresentação já havia começado.
i) Todos os preços permanecerão estáveis.
j) "Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou."
k) "Se ela me deixou a dor é minha só, não é de mais ninguém."
l) "Amou daquela vez como se fosse a última."
m) "O poeta é um fingidor."
n) "Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado..."
o) "Quando a gente ama, é claro que a gente cuida."
p) "Quer andar de carro velho, amor, que venha!"
q) "Tô com saudade de você embaixo do meu cobertor."

SUJEITO E PREDICADO

SUJEITO - é o termo da oração com o qual o verbo concorda em número e pessoa; é o elemento sobre o qual se declara alguma coisa.

Ex.: Os cidadãos lutam por seus direitos.
Todos compareceram.
Vieram de longe alguns objetos de cerâmica.

O sujeito pode aparecer em diferentes posições na oração: no início, no meio ou no final dela.

Para se encontrar o sujeito de uma oração, pergunta-se "o quê? ou quem?" ao verbo:

Os professores participaram da festa.

Quem participou da festa? Os professores.

O sujeito da oração é "os professores".

O sujeito pode ser representado por uma única palavra ou por um conjunto de palavras. Nesse último caso, sempre haverá uma palavra de maior importância, que será o núcleo do sujeito, geralmente um pronome, numeral, substantivo ou palavra substantivada.

Ex.: A secretária da diretoria pediu dispensa do trabalho.


PREDICADO – é tudo aquilo que se declara sobre o sujeito (quando ele existe). É o único termo realmente essencial na oração. Em todo predicado existe, obrigatoriamente, um verbo ou uma locução verbal.
Ex.: Os professores participaram da festa.

Obs.: Uma vez localizado o sujeito de uma oração, tudo aquilo que sobra (exceto o vocativo) é predicado. Quando uma oração não tem sujeito, o sujeito está indeterminado ou oculto, ela toda é predicado.

EXERCÍCIOS

1. Nas orações a seguir, localize o sujeito e o predicado.

a) A decisão do governo ainda não foi divulgada.

b) O rapaz procurou a ajuda dos amigos.

c) Aconteciam muitos fatos estranhos naquele lugar.

d) Existem muitos candidatos interessados na vaga.

e) Entristeceu-me profundamente a sua indiferença.

f) Os estados do Nordeste brasileiro estão investindo bastante em turismo.

g) Os maiores nomes da MPB reúnem-se hoje para um grande espetáculo ao ar livre.

h) O cinema nacional tem produzido ótimos filmes.

i) Nossos verdadeiros amigos estão presentes nos momentos difíceis.

j) Novas propostas salariais foram apresentadas ao governo.


2. Monte orações a partir dos elementos oferecidos em cada um dos itens a seguir, fazendo a devida concordância.

a) Tocar / os sinos da catedral / de hora em hora

b) Ocorrer / várias idéias brilhantes / durante a noite

c) Faltar / três alunos / ontem

d) Acontecer / acidentes graves / último domingo

e) Desabar / fortes chuvas / mês passado


3. Inverta a posição dos elementos básicos das orações a seguir de forma que o elemento sobre o qual se informa algo apareça após a informação dada.

a) O vendaval virou alguns barcos.

b) A tempestade passou.

c) Nosso interesse foi reconhecido por todos.

d) Um fato inesperado aconteceu.

e) Os estudantes participaram das manifestações


4. Sublinhe o sujeito e circule a palavra que funciona como núcleo.

a) O locutor anunciava as promoções.

b) Chegaram ao Brasil o presidente e o primeiro-ministro.

c) Foi oferecido um jantar a todos os convidados.

d) A África do Sul está descobrindo o valor de suas riquezas.

e) O passageiro reclamou do atraso .

f) As massas importadas da Itália conquistam o paladar dos consumidores brasileiros.

g) Os gênios nacionais não são de geração espontânea.

h) O gênio explosivo foi notado logo no início de sua carreira.

i) Aconteceram, naquela tarde, dois acidentes fatais.



TIPOS DE SUJEITO

a) SIMPLES - quando tem apenas um núcleo.
· Os amigos se encontraram na cidade.
· As flores vermelhas murcharam.

b) COMPOSTO – quando possui mais de um núcleo.
· A tristeza e a alegria sempre vivem presentes.
· Bahia e Alagoas são dois estados belíssimos.

c) OCULTO OU DESINENCIAL – quando não aparece claramente na oração, mas é facilmente identificado pela terminação do verbo.
· Gostei muito da apresentação. (eu)
· Escolhemos juntos o nome do bebê. (nós)

d) INDETERMINADO – quando o predicado refere-se a um sujeito que não se pode ou não se quer identificar. São duas as situações de sujeito indeterminado:

1a) Quando o verbo aparece na terceira pessoa do plural e não há uma referência anterior a sujeito.
· Quebraram a vidraça. (quem quebrou?)
· Falaram mal de você. (quem falou?)

2o) Quando o verbo aparece na terceira pessoa do singular acompanhado de se (índice de indeterminação do sujeito).
· Fala-se em mudanças econômicas. (quem fala?)

· Precisa-se de vendedores. (quem precisa?)

e) ORAÇÃO SEM SUJEITO (sujeito inexistente) – quando a oração não possui nenhum ser ao qual o predicado seja atribuído. Por não possuir sujeito, o verbo aparece sempre na terceira pessoa do singular, sendo chamados de verbos impessoais.
As orações sem sujeito ocorrem nas seguintes situações:

1a) com verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, ventar, nevar, trovejar, relampejar, etc.).
· Choveu muito durante a semana.
· Nevou bastante no Sul.
· Ventava muito naquela região.

Obs.: Se o verbo que indica fenômeno da natureza estiver empregado em sentido figurado, a oração passa a ter sujeito normalmente.
· Choveram perguntas durante a palestra.

2a) com o verbo HAVER no sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicando tempo transcorrido.
· Havia muitos erros de ortografia.
· Houve vários incidentes desagradáveis.
· Há muitos acidentes nas estradas nos feriados.
· Há meses não viajo.
· Há anos não o via.

3a) com os verbos SER, ESTAR e FAZER indicando tempo cronológico, clima ou distância.
· É meio-dia e meia.
· Está muito frio hoje.
· Faz dez anos que parei de estudar.
· Daqui a minha casa são dez quilômetros.


EXERCÍCIOS

1. Sublinhe, quando for possível, e classifique o sujeito.

a) Ninguém se manifestou.
c) Trabalha-se muito nesta cidade.
d) Aconteceram várias brigas durante o jogo.
e) A chuva e o vento destruíram a plantação.
f) As luzes da avenida ficaram todas apagadas.
g) Amanhecia vagarosamente.
h) Não encontraram os meus documentos.
i) Fizemos a prova com muita atenção.
j) Precisa-se de bons profissionais.
k) A neve cobria as árvores e os carros.
l) Nevou demais no sul do país este ano.
m) Estive em Manaus recentemente.
n) Ainda houve muito bate-boca no restaurante.
o) Alguém mentiu sobre os fatos.
p) Portas e janelas permaneceram fechados.


2. Reescreva as orações a seguir, substituindo o verbo destacado pelo verbo entre parênteses, respeitando o tempo e fazendo as devidas combinações.

a) Havia muitas pessoas naquele local. (existir)

b) Ocorreram discussões desnecessárias na reunião. (haver)

c) Existem muitas dúvidas sobre esse assunto. (haver)

d) Houve muitos problemas durante a gravação. (ocorrer)

e) dois alunos na sala. (existir)

f) Haverá alguém interessado no caso? (existir)


3. Das orações a seguir, algumas apresentam erro. Reescreva-as corretamente.

a) Fazem três noites que não consigo dormir.


b) Houveram muitos acidentes hoje.

c) Lá, haviam muitas pessoas responsáveis.

d) Era dez horas da manhã quando cheguei.

e) Existe apenas uma saída.

f) Haveriam outras possibilidades.


4. As orações a seguir apresentam sujeito simples. Reescreva-as, fazendo as alterações necessárias para que apresentem sujeito indeterminado.

a) O menino quebrou a vidraça.

b) Nós comemos bem naquele restaurante.

c) Os moradores das cidades pequenas vivem melhor.

d) As pessoas falam em mudanças econômicas.

5. Faça conforme o modelo.
· Alguém necessita de auxílio.
· Necessita-se de auxílio.

a) Alguém acredita em dias melhores.

b) Alguém crê em novos tempos.

c) Alguém precisa de ajuda.

d) Alguém apelou para os mais favorecidos.

e) Alguém assistiu a filmes de terror.

f) Alguém aspira ao bem-estar social.

g) Alguém obedece aos impulsos mais generosos.


6. Circule e classifique o sujeito.

a) Naquele instante soou o alarme. _
b) Ocorreu-me então uma idéia oportuna.
c) Passou-me uma velha imagem pela lembrança.
d) Explodiu novo conflito racial na África do Sul.
e) Surgiu uma nova droga para o combate à Aids.
f) Teria o país condições de enfrentar uma nova crise?
h) Têm sido cada vez mais frequentes os ataques da guerrilha à capital do país.
i) Banqueiros e bancários não chegaram a um acordo.
j) Parecem infindáveis as crises políticas e os desarranjos econômicos brasileiros.

TIPOS DE PREDICADO

a) PREDICADO VERBAL – tem como núcleo um verbo que indica ação, acontecimento, fenômeno natural, desejo ou atividade mental.
· A festa acabou cedo.
· O professor marcou uma nova prova.
· Todos gostam de sua companhia.
· Entregamos o comunicado ao chefe da seção.
· Ocorreram diversos imprevistos durante a viagem.

b) PREDICADO NOMINAL – tem como núcleo um adjetivo, um substantivo ou uma palavra substantivada que exerce a função de predicativo do sujeito (palavra ou expressão que caracteriza o sujeito, tendo como intermediário um verbo de ligação, que indica estado).
· A vida é frágil.
· Ela está cansada.
· Um humilde motorista virou uma celebridade nacional.
· O país parece ansioso.
· A vida é bastante delicada.
· A vida é um constante retomar.

c) PREDICADO VERBO-NOMINAL – tem dois núcleos: um verbo de ação e um predicativo que pode referir-se ao sujeito (predicativo do sujeito) ou a um complemento verbal (predicativo do objeto).
· O aluno fez a prova nervoso.
· O funcionário chegou atrasado.
· Fabiano caminhava tenso.

O predicativo do objeto tem a mesma função do predicativo do sujeito, ou seja, atribui uma característica ou um estado, só que nesse caso, ao objeto e não ao sujeito.
· O juiz considerou o gol anulado.
· A premiação deixou a jogadora emocionada.


EXERCÍCIOS

1. Sublinhe e classifique o predicado.

a) Mário ficou nervoso com a discussão.
b) O poeta morreu pobre.
c) O garoto fechou a porta.
d) O garoto fechou a porta irritado.
e) Todos ficaram emocionados com a homenagem.
f) A polícia capturou os fugitivos. _
g) O menino cortou o dedo.
h) Os alunos voltaram do passeio alegres.
i) A moça saiu inconformada.
j) O comerciante ficou perplexo.
l) Aconteceram alguns problemas nas férias.
m) Houve alguns problemas durante a viagem.
n) Mandaram arrancar os trilhos da ferrovia..
o) Chovia muito.
p) A chuva era forte.
q) A viagem deve ter sido empolgante. _
r) Julguei nossa atitude um ato bárbaro.
s) A derrota do time deixou a torcida enfurecida.
t) Viajava todos os domingos.
u) Márcia anda doente.
x) Márcia anda pelas ruas doente.
z) Consideraram aquela proposta indecorosa.

2. Circule e classifique os predicativos.

a) Consideraram a proposta razoável.
b) Chegou atrasado à aula.
c) "O poeta é um fingidor."
d) Acho sua atitude imperdoável.
e) Aquela notícia deixou a aluna feliz.
f) Os alunos aguardavam inquietos o resultado da prova.


PREDICAÇÃO OU TRANSITIVIDADE VERBAL

VERBO INTRANSITIVO – é o verbo que possui sentido completo ou que pede um adjunto adverbial. Ele não precisa de um objeto direto ou indireto.
Ex.: Anoiteceu.
Os convidados já saíram.
O tempo virou.
A menina está na escola.

VERBO DE LIGAÇÃO – é o verbo que tem a função de ligar o sujeito a uma característica do sujeito(identidade, qualidade, estado. Essa característica atribuída ao sujeito é chamada de predicativo do sujeito.
O verbo de ligação não traz em si nenhuma informação sobre o sujeito; essa informação é expressa pelo predicativo.
Ex.: A moça estava triste.
O rapaz ficou calado.

OBS.: A transitividade de um verbo só pode ser definida dentro de um contexto, pois um único verbo pode apresentar diferentes transitividades, conforme a oração em que apareça..
Ex.: O barco virou. (intransitivo)
A mulher virou uma fera. (de ligação)
O vento virou a canoa. (transitivo direto)


OBS 2: Um verbo só pode ser considerado de ligação quando está acompanhado de predicativo do sujeito. Caso isso não ocorra, será intransitivo.
Ex.: O professor ficou zangado. (de ligação)
O professor ficou na sala. (intransitivo)


EXERCÍCIOS

1. Nas orações a seguir, circule o verbo e determine sua transitividade: intransitivo ou de ligação.

a) Aquela moça é encantadora.
b) Os meninos estavam inquietos.
c) A mulher permaneceu no hospital.
d) As garotas ficaram muito abaladas.
e) Todos ficaram na sala.
f) O homem ficou no escritório.
g) Os alunos permaneceram calados.
h) A televisão continuava desligada.
i) O diretor da empresa continua viajando.
j) Meu avô anda muito doente.
l) A menina anda pela calçada.
m) Estamos aborrecidos.
n) Estamos na sala.
o) As amigas dormiram tristíssimas.
p) As amigas dormiram na pousada.


2. Circule o predicativo do sujeito.

a) Os homens trabalhavam distraídos.
b) Os jogadores voltaram para casa exaustos.
c) Os meninos corriam desesperados.
d) O professor fez um comentário sobre o poema emocionado.
e) As mulheres conquistaram seu espaço e ficaram independentes.


3. VERBO TRANSITIVO DIRETO – é o verbo que precisa de outro termo para completar seu sentido. Esse termo não vem acompanhado de preposição e é chamado de objeto direto
Quando depois do verbo, perguntamos o quê? ou quem?, esse verbo será transitivo direto e o termo que responde a essa pergunta será o objeto direto.

Ex.: As meninas ganharam vários presentes.
O quê?(vtd) od
Os alunos fizeram uma bela campanha.
O quê? (vtd) od

4. VERBO TRANSITIVO INDIRETO – é o verbo que precisa de um termo para completar o seu sentido. Esse termo vem obrigatoriamente acompanhado de uma preposição e é chamado de objeto indireto.
Depois do verbo, perguntamos de quê, de quem, em que, em quem ou fazemos alguma outra pergunta iniciada por preposição. A resposta a pergunta feita será o objeto indireto.

Ex.: Eles precisam de sua ajuda.
(precisam de quê? –vti / de ajuda – oi)

Não concordo com a sua opinião.
(não concordo com o quê? – vti / com a sua opinião-oi)

5. VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO – é o verbo que precisa de dois termos ao mesmo tempo: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição (objeto indireto).

Ex.: A empresa enviou o relatório ao vendedor.
vtdi od oi
O garçom entregou a conta ao cliente.
vtdi od oi


EXERCÍCIOS

1. Nas orações a seguir, circule o verbo e determine sua transitividade.

a) Meu amigo está vendendo o carro.
b) Todos gostaram do seu desempenho no jogo.
c) Esqueci o caderno em casa.
d) Comprei alguns discos.
e) Confio em sua honestidade.
f) Fiz meus exercícios ontem à tarde.
g) Escrevi alguns versos para o jornalzinho da escola.
h) Torcemos por sua recuperação.
i) Não vi nossos amigos no clube hoje.
j) Não concordo com seu ponto de vista.
l) Eles enfrentaram vários problemas durante a viagem.
m) Ele próprio reconheceu seus erros.
n) Renato Russo desconfiava do “rock”.
o) O Brasil somos nós.
p) Naquela mesma madrugada ela morreu.
q) Oferecemos flores a uma dama solitária.
r) Não confiamos naquelas pessoas.
s) O atleta virou herói nacional.
t) Ceda o lugar aos mais velhos.
u) Ninguém resistia a seus encantos.
v) Considero a vida passageira.
x) Deus flores a professora.
z) João amava Maria.


2. Em cada grupo de frases a seguir, um mesmo verbo é usado com transitividade diferente. Indique a transitividade verbal em cada situação.
a) Certos mosquitos transmitem doenças.
b) Transmita meus cumprimentos a toda a família.
c) Ele está sempre cantando.
d) Não tinha coragem de cantar aos presentes.
e) Cantou suas mágoas a todos que o ouviam.
f) É um poema que canta as glórias passadas do povo.

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
· objeto direto
· objeto indireto
· complemento nominal
· agente da passiva


OBJETO DIRETO – é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto sem auxílio de uma preposição obrigatória.
Ex.: Carlos ama Luciana.
O soldado sacou a arma.

OBJETO INDIRETO - é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto através de uma preposição obrigatória.
Ex.: Carlos gosta de Luciana.
O soldado precisa de arma.

OBS.: Como já vimos, alguns verbos exigem, ao mesmo tempo, dois complementos: são os verbos transitivos diretos e indiretos.
Ex.: Carlos ofereceu flores a Luciana.


EXERCÍCIOS

1. Classifique o termo destacado como objeto direto ou objeto indireto.

a) Do barco avistamos a pequena casa.
b) Ele não se referiu a minhas atitudes.
c) “A mão trêmula da velha tateou o bolso da saia.”
d) Não lhe restavam esperanças.
e) Tirou da bolsa um pãozinho
f) Faltou patriotismo aos membros do congresso.
g) Ela adora música popular brasileira.
h) Paguei todas as minhas dívidas.
i) Paguei a todos os meus credores.
j) Entreguei nossas reivindicações ao presidente.
l) Entreguei nossas reivindicações ao presidente.
m) Joana gosta de livros.
n) Maria visitou o amigo.
o) Ana leu o livro sagrado.
p) Ele vendeu a moto.
q) Ela comprou um carro.
r) ) O 2º distrito precisa de investimentos.
s) Necessitamos de apoio.
t) Amamos o projeto.
u) O prefeito apoiou os vereadores.
v) O empresário negociou o prédio.
x) Comunicou o caso a polícia.
z) Comunicou o caso a polícia.


COMPLEMENTO NOMINAL – é o termo da oração que completa o significado de um substantivo, adjetivo ou advérbio, sempre através de uma preposição obrigatória.
Ex.: Faça uma cuidadosa leitura do texto.
Temos sido fiéis aos nossos princípios.
Ele mora perto de um grande parque.

OBS.: Tanto o complemento nominal quanto o objeto indireto são iniciados por preposição. A diferença é que o objeto indireto estará sempre ligado a um verbo transitivo indireto e o complemento nominal estará sempre ligado a uma palavra que não seja verbo (substantivo, adjetivo ou advérbio).

EXERCÍCIOS

1. Classifique o termo destacado como objeto indireto ou complemento nominal.

a) Tínhamos necessidade de ajuda.
b) O povo necessita de ajuda.
c) Duvido muito destas verdades.
d) Tenho muitas dúvidas destas verdades.
e) Heloísa gosta muito de música clássica.
f) Heloísa tinha gosto por música clássica.
g) Esse filme é impróprio para menores.
h) Você gostou desse filme?
i) O respeito às leis é fundamental.
j) Todos estavam confiantes na vitória.
l) Orgulho-me de você.
m) Duvido de sua capacidade para a tarefa.
n) O empresário tem ciência de todas as atitudes que foram tomadas.
o) Os rapazes torciam pela derrota do nosso time.
p) Todos nós confiamos em sua palavra.
q) Os alunos ficaram bastante satisfeitos com a nossa sala. _
r) Todos os professores têm muita consideração por você.
s) O funcionário já está apto para a nova função.
t) Sonhei com uma pessoa que nunca vi na vida.
u) Desisti de todos os meus projetos.
v) Aquele meu amigo é fanático por futebol.

2. Circule os complementos nominais presentes nas orações seguintes:

a) Sempre fui tolerante com os mais jovens.
b) Foi para bem longe daqui.
c) Sou-lhe eternamente grato por tudo isso.
d) Sua dedicação aos mais humildes não passava de demagogia eleitoreira.
e) Foram presos, ontem, vários caçadores de jacarés.
f) Seu irmão tem vocação para a música.
g) Sua dedicação aos menores carentes é admirável.
h) Todos têm muito respeito por você.
i) Ninguém aqui tem confiança em você.
j) Os meninos tiveram receio de sua atitude.
k) A derrubada do prédio foi impedida por uma comissão de moradores.
l) Toda família estava orgulhosa do pai.
m) Ele é responsável pelo departamento.
n) Sua colaboração será bastante útil para eles.
o) Os jogadores ficaram comovidos com a homenagem.



VOZES VERBAIS

a) VOZ ATIVA – quando o sujeito pratica a ação verbal.
Ex.: Os alunos organizaram a festa.
Sujeito / vtd / od

b) VOZ PASSIVA – quando o sujeito sofre a ação verbal.
Ex.: A festa foi organizada pelos alunos
Suj. / loc.verbal / agente da passiva

c) VOZ REFLEXIVA – quando o sujeito pratica e sofre a ação ao mesmo tempo.
Ex.: O menino cortou-se.
Sujeito / verbo reflexivo

AGENTE DA PASSIVA – é o termo da oração, na voz passiva, que indica o elemento que pratica a ação verbal. Vem sempre introduzido por uma preposição(por, pelo, pela, de).
Ex.:
Todas aquelas árvores foram plantadas por mim.
É uma pessoa estimada de todos.
Maria foi enganada pelo vendedor.


EXERCÍCIOS

1. As orações a seguir estão na voz ativa. Passe-as para a voz passiva e depois sublinhe o agente.

a) O exército cercou a cidade.

b) O goleiro desviou a bola.

c) O menino quebrou a vidraça.

d) O alunos entregaram o prêmio.

e) Ela trouxe as encomendas hoje.

f) A equipe encomendou dez quilos de carne.

g) O prefeito nomeou o novo diretor do colégio.

h) Um grupo de vândalos agrediu mais um mendigo.

i) Os fazendeiros fizeram novas ameaças.

j) Eu a amo.

k) Eu a vi no cinema.


2. As orações a seguir estão na voz passiva. Sublinhe o agente e, em seguida, passe-as para a voz ativa.

a) Várias casas foram destruídas pelo fogo.

b) A vila foi cercada pelos soldados.

c) A taça será disputada por esses dois times.

d) Nosso time foi derrotado pelo campeão da cidade.

e) O professor foi homenageado pela turma.


f) O trabalho de Ciências será apresentado por mim.



3. Nas orações abaixo, determine a função sintática dos termos destacados: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou agente da passiva.

a) Bebemos um suco naquela lanchonete.
b) Sempre gostei muito de música.
c) “Toda mulher recupera o corpo poucas semanas depois do parto.”
d) Aquelas pessoas tinham interesse na resolução do problema.
e) O pianista estava envolvido pela luz do refletor.
f) Não eram tais palavras compatíveis com a sua posição.
g) Ela agradeceu aos companheiros pela rejeição do projeto.
h) Todos os jornais faziam críticas ao treinador.
i) O artista foi cercado pelos fãs.
j) Aquela notícia interessa a todos.
l) O deputado visitou alguns eleitores.
m) A comunidade local carece de assistência médica.
n) A população tem carência de assistência médica.
o) Os eleitores foram visitados pelos deputados.



TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO


1. ADJUNTO ADVERBIAL – é a função sintática exercida por um advérbio ou por uma locução adverbial, indicando uma circunstância em relação a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio..
Ex.:
Os convidados chegaram cedo.
Os convidados chegaram muito cedo.
Aquelas alunas são muito inteligentes.

Algumas circunstâncias expressas pelo adjunto adverbial:

a) lugar: Eles moram na Bahia.
b) tempo: Moramos naquele bairro em 1990.
c) modo: Ele fez os exercícios caprichosamente.
d) intensidade: Ela era uma pessoa muito feliz.
e) dúvida: Talvez eles voltem ainda hoje.
f) afirmação: Certamente todos falaram a verdade.
g) negação: Não irei à sua casa hoje.
h) assunto: Os rapazes só falavam sobre futebol.
i) causa: O poeta morreu de tuberculose.
j) companhia: Ela foi ao teatro com o namorado.
l) finalidade: Todos estudavam para o exame final.
m) instrumento: O homem foi ferido com um canivete.
n) meio: O doente alimentava-se por um tubo.
Ela viajou de trem.
Ele pagou em dinheiro.

EXERCÍCIOS

1. Indique as circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais destacados:

a) Ele se comportou bem hoje.
b) Naquele tempo, nós estávamos em Minas.
c) Ele mora muito longe daqui.
d) Talvez eu vá à sua casa amanhã.
e) O menino feriu-se com cacos de vidro.
f) No jantar, só se falou de política.
g) Ela deixou todos os livros sobre a mesa.
h) Com certeza ele não faltará à reunião.
i) Ele sempre sai com os amigos à noite.
j) O mendigo morreu de fome.
l) Ele veio de trem.
m) Ela é uma aluna bastante aplicada.
n) Ele nasceu para a vitória.
o) Ele agiu precipitadamente.
p) Todos chegaram bem cedo.
q) Os garotos sentaram na calçada.
r) Ontem estivemos em seu escritório.
s) Não irei à escola hoje.

2. Sublinhe e classifique os adjuntos adverbiais.

a) De modo algum farei o que você quer.
b) Seis meses depois, os dois estavam casados.
c) Ela era uma mulher bastante inteligente.
d) Ele é uma pessoa que age sabiamente.
e) Paulo é meio distraído.
f) Provavelmente amanhã ele não virá à escola.
g) Essa moça é realmente muito atenciosa.
h) Quem virá aqui hoje?
i) De repente, tudo se modificou.
j) Chegou silenciosamente às oito horas.
g) Viajou de trem por toda a cidade.
h) A pobre senhora quase morreu de vergonha.
i) Passei a tarde à toa.
j) Estudei bastante para o concurso.


ADJUNTO ADNOMINAL - é o termo da oração que serve para caracterizar ou especificar um substantivo, seja qual for sua função (sujeito, objeto, etc.).
Ex.: Esses seus dois LIVROS velhos serão vendidos.

O sujeito da oração é: esses seus dois livros velhos. O núcleo do sujeito é o substantivo LIVROS e as palavras sublinhadas são os adjuntos adnominais desse substantivo.

Ex.: Carlos comprou uma enorme CASA de campo.

O objeto direto da oração é: uma enorme casa de campo. O núcleo do objeto direto é o substantivo CASA. As palavras sublinhadas são adjuntos adnominais desse substantivo.

Os adjuntos adnominais podem ser representados por:

Artigos: uma
Pronomes: esses, seus
Adjetivos: velhos, enorme
Locução adjetiva: de campo
Numeral: dois


EXERCÍCIOS

Destaque os adjuntos adnominais das orações a seguir e circule os substantivos a que se referem:

a) Aquelas belas garotas foram ao baile.
b) Aquela loja de brinquedo é muito boa.
c) Nossos velhos companheiros de turma marcaram um encontro conosco.
d) Um antigo amigo nosso vendeu o carro para meu pai.
e) Os comerciantes do bairro organizaram uma comissão julgadora para o desfile.
f) Os jornais da cidade noticiaram o escândalo.
g) Todos os seus colegas de trabalho marcaram uma reunião especial para hoje à tarde.
h) As belas atrizes brasileiras fazem sucesso no exterior.
i) Os animais em extinção precisam ser preservados.
j) Os luxuosos carros importados pagam enormes taxas e altos impostos.
k) O dono desta empresa tem uma enorme casa de campo e um belo apartamento na praia.
l) Os dois enormes ipês floridos dominavam a tranquila paisagem da cidadezinha.
m) A bela Maria é a mais nova aluna do curso.


Explique o sentido de cada uma das frases a seguir:

a) O atento vigia observava, da praça, todo o movimento.

b) O atento vigia da praça observava todo o movimento.

c) O atento vigia observava todo o movimento da praça.



APOSTO – é o termo da oração que explica, esclarece, identifica de maneira mais exata outro termo da oração. Vem sempre depois de vírgula ou de dois pontos.
Ex.:
Maceió, capital de Alagoas, possui praias belíssimas.
Machado de Assis, criador da personagem Capitu, é um dos mais importantes escritores brasileiros.
Só queria uma coisa: alguns dias de férias.

VOCATIVO – é o termo da oração usado para chamar ou invocar pelo nome, apelido ou característica o ser ao qual nos referimos. Vem sempre acompanhado de vírgula ou ponto de exclamação.
Ex.:
Pedro, vamos preencher os formulários?
Senhor! Protegei os desamparados.
Meus irmãos! Tenhamos fé em Deus!


EXERCÍCIOS

Classifique os termos destacados como aposto ou vocativo.

a) Joaquim, um velho amigo nosso, mora em Campos.
b) Meu Deus! Olhai esses garotos.
c) Paulo, não corra na escada.
d) Rapazes, façam silêncio!
e) Luís Fernando Veríssimo, um dos melhores cronistas brasileiros, nasceu em Porto alegre.
f) Renato Russo, vocalista do grupo Legião Urbana, gravou lindas canções em italiano.
g) Lygia Fagundes Telles, uma bem-sucedida escritora paulistana, começou a escrever seus textos ainda adolescente.
h) Caríssimos colegas, nossa reunião foi adiada novamente.
i) Desejamos apenas isto: a tua felicidade.
j) Meninas, não corram nas escadas.
k) Meu velho amigo, não há mais nada que se possa fazer.
l) Ó meus sonhos, aonde fostes?
m) Não há mais nada a fazer, minha querida.
n) Um dia, meu bem, não haverá miséria.


PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

No período composto por coordenação, uma oração não funciona como termo da outra, elas são independentes e podem aparecer acompanhadas de conjunção ou não.
Quando as orações coordenadas não aparecem acompanhadas de conjunção, são chamadas de assindéticas e quando aparecem acompanhadas de conjunção, são chamadas de sindéticas.

RESUMINDO:

Orações coordenadas assindéticas são aquelas que não começam com uma conjunção, sendo separadas por vírgula.

Ex.: Lúcia chegou ao restaurante, / olhou à sua volta, / não encontrou ninguém conhecido, / foi-se embora.

Orações coordenadas sindéticas são aquelas que começam com uma conjunção.

Ex.: O carteiro entregou a correspondência, / mas primeiro pediu a assinatura no recibo. (a 1ª oração é assindética e a 2ª, sindética)

As ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS são classificadas de acordo com as conjunções iniciais: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

a) ADITIVAS – indicam soma, acréscimo, sequência: e, nem, como também, mas também, bem como...

Ex.:
O operário estava com a razão e reivindicou seus direitos.
A moça não só conseguiu um autógrafo de seu ídolo, como também tirou uma fotografia com ele.

b) ADVERSATIVAS – indicam adversidade, oposição, idéia contrária ao que foi dito na outra oração: mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto.

Ex.:
Saí cedo de casa, mas cheguei atrasado ao trabalho.

Eles chegaram cedo à bilheteria, porém todos os ingressos já estavam vendidos.

c) ALTERNATIVAS – indicam escolha, alternância, opção: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja...

Ex.:
Cumpra o que você prometeu ou nosso trato estará desfeito.
Ora ela está zangada, / ora fica meiga como uma criança.

d) EXPLICATIVAS – explicam ou justificam alguma coisa que foi dita na outra oração: porque, que, pois(quando aparece antes do verbo).

Ex.:
Venha depressa, que todos estão muito preocupados.
Não falte à reunião, porque precisamos de sua ajuda.

e) CONCLUSIVAS – indicam uma idéia de conclusão lógica em relação ao que foi dito na outra oração: logo, portanto, pois(quando aparece depois do verbo), de modo que, por isso, por conseguinte, em vista disso.

Ex.:
Ele trabalha muito, portanto merece um bom tempo de descanso.
Todos aqui gostam do seu trabalho, logo queremos que você fique.


EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações coordenadas destacadas nos períodos a seguir:

a) Saí cedo do trabalho e fui direto para casa.

b) Ele não disse a verdade, porém todos acreditaram nele.

c) Colabore com seus colegas ou você ficará sem nota.

d) Nossos amigos não vieram nem telefonaram.

e) Ela já sofreu muito; hoje, porém, tem uma vida tranquila.

f) Eles são trabalhadores competentes, portanto podemos entregar-lhes esse projeto.

g) O rapaz não só trabalha, mas também estuda.

h) Ele é o melhor jogador do time, portanto foi convocado para a seleção.

i) A moça se empenhou muito, no entanto não conseguiu passar no vestibular.

j) Não saia de casa sozinha, pois é muito perigoso.


2. Agora, separe e classifique todas as orações dos períodos abaixo:

a) Ele é um ótimo pai, pois dá muita atenção e amor aos filhos.

b) Fomos dormir muito tarde, porém tivemos que acordar cedo.

c) Ela não só é uma moça muito bonita, como também é muito inteligente.

d) Pegue todos os seus pertences e saia da sala.

e) O artilheiro não fez uma boa partida, contudo marcou o gol da vitória.

f) Não fomos ao teatro nem encontramos nossos amigos.

g) O professor marcou o dia da prova, porém nós não estávamos na aula.

h) Todos foram para a festa e nós ficamos em casa.

i) Pedi licença ao professor, entrei na sala e dei o recado para a turma.

j) Alguns alunos estavam doentes, mas não faltaram à aula.

k) Ele se esforçou muito durante o ano, por isso merece ser aprovado.



PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

No período composto por subordinação, as orações dependem uma da outra, ou seja, uma oração funciona como um termo da outra, sendo, portanto, dependentes. Assim, o período composto por subordinação é formado por uma oração principal e por uma subordinada.

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA é aquela que exerce uma função típica de substantivo em relação à oração principal: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto.
As orações subordinadas substantivas são, normalmente, iniciadas pelas conjunções subordinativas integrantes QUE e SE e são classificadas de acordo com a função que exercem em relação à principal.

a) SUBJETIVA – exerce a função de sujeito da oração principal. Nesse caso, geralmente, a oração principal apresenta uma das formas a seguir:
· verbos: acontecer, constar, cumprir, importar, urgir, ocorrer, parecer, suceder, na 3ª pessoa do singular;
· expressões como: sabe-se, conta-se, é sabido, ficou provado, é bom, é claro, parece certo, está visto.
Ex.:
Consta que as contas de água e luz já foram pagas.
Sabe-se que ela não virá.
É bom que ela participe.

b) OBJETIVA DIRETA – exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Depois do verbo da oração principal (transitivo direto) pergunta-se,automaticamente: o quê? quem?
Não há como confundir com a subjetiva, porque naquele caso não existe sujeito na oração principal e, neste caso, é possível localizar um sujeito, ainda que oculto, na oração principal.

Ex.:
Achamos que você deve partir imediatamente.
Quero saber se ela virá a festa.


EXERCÍCIOS

Divida os períodos em orações e classifique-as como principal, subjetiva ou objetiva direta.

a) Aposto como você se sairá bem no exame.

b) É necessário que se estabeleça um projeto para o país.

c) Nós esperamos que vocês nos visitem ainda hoje.

d) Parece estar provado que soluções mágicas não funcionam.

e) Todos queriam que a empresa fizesse um desconto.

f) Argumenta-se que o país não tem tecnologia competitiva.

g) A empresa pediu que todos contribuíssem.

h) Ocorre que o meu coração ficou frio.

i) Eles exigiram que retornássemos logo.

j) Sabe-se que a denúncia não procedia.

k) Todos notaram que ela é esforçada.

l) “Acontece que não sei mais amar.”

m) Sei que isso não vai dar em nada.

n) Conta-se que ele nunca saía de casa.

o) Pergunta-se qual seria a solução.

p) Sucede que o país precisa de uma política agrícola.

q) Sabe-se que precisamos de ajuda.

r) Não negue que o país precisa de uma política educacional.



c) OBJETIVA INDIRETA – exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal.
Somente a oração subordinada substantiva objetiva indireta e a completiva nominal começam com preposição. Para definir entre uma e outra é preciso observar o seguinte: caso ela se refira a um verbo da oração principal, será objetiva indireta; caso ela se refira a uma outra palavra da oração principal que não seja verbo, será completiva nominal.

Ex.:
Ele precisava de que fôssemos pacientes com ele.
Todos duvidavam de que ele fosse capaz.

d) COMPLETIVA NOMINAL – exerce a função de complemento nominal de um substantivo ou de um adjetivo da oração principal.
Ex.:
Ele tinha necessidade de que fôssemos pacientes com ele.
Todos tinham dúvidas de que ele fosse capaz.


EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações subordinadas substantivas a seguir como objetivas indiretas ou completivas nominais.

a) Todos eram favoráveis a que voltássemos.

b) Nós duvidávamos de que ele pudesse partir.

c) A empresa estava convencida de que os funcionários fariam greve.

d) A mãe tinha certeza de que a filha passaria nos exames.

e) Os amigos insistiam em que ele os convidasse para a festa.

f) As crianças estavam com medo de que os pais as deixassem sozinhas em casa.

g) Ele nos convenceu de que tudo estaria resolvido em pouco tempo.

h) A mulher estava certa de que nada a separaria do filho.

i) Ninguém teve receio de que os policiais invadissem a casa.

j) Os jovens precisam de que os pais os orientem.

k) A secretária nos avisou de que o telegrama chegara.

l) Ninguém tinha interesse em que nós voltássemos.

m) Ninguém tinha necessidade de que o gerente comparecesse.

n) Nós insistimos em que vocês permaneçam aqui.

o) Todos estavam certos de que a crise passaria.



e) PREDICATIVA - exerce a função de predicativo de um termo que é sujeito da oração principal.
Para que a oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa, é necessário que na oração principal apareça sujeito + verbo de ligação.
Ex.:
Nosso desejo era que vocês viajassem conosco.
O importante é que ela seja persistente.

f) APOSITIVA – exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Geralmente, vem depois de dois pontos.
Ex.:
Dei-lhe um conselho: que não se importasse mais com o caso.
Nós só queremos uma coisa: que você seja feliz.


EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações subordinadas substantivas dos períodos a seguir como predicativas ou apositivas.

a) A resposta dos alunos era sempre a mesma coisa: que não sabiam nada.

b) Sua esperança era que o plano fosse divulgado.

c) Faço a você somente um pedido: que se dedique aos estudos.

d) O engraçado é que ninguém a viu entrar.

e) O mais importante é que todos tenham a mesma chance.

f) Sua proposta era que nós devolvêssemos o lucro.



ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA – funciona como um adjetivo e exerce a função sintática de adjunto adnominal de um substantivo da oração principal. É iniciada por um pronome relativo: que, quem, qual, onde, cujo, e pode ser classificada como:

a) RESTRITIVA – quando limita ou resume o sentido da oração principal; não é separada por vírgula e pode aparecer no meio da oração principal.
Ex.:
A carta que recebi era de um grande amigo.
Os alunos que não conseguirem boa nota farão recuperação.
Pedi ajuda a uma senhora que estava sentada ao meu lado.

b) EXPLICATIVA – explica com mais detalhes a informação dada na oração principal, ampliando o seu sentido; aparecem sempre isoladas por vírgulas e, assim como a restritiva, pode aparecer no meio da oração principal.
Ex.:
Renato Russo, que era integrante do grupo Legião Urbana, morreu bastante jovem.
Machado de Assis, que é um grande escritor brasileiro, escreveu o livro Dom Casmurro.
Nossa casa de praia, que ficou fechada por muito tempo, será alugada para temporada.



EXERCÍCIOS

1. Substitua as orações subordinadas adjetivas destacadas por adjetivos:

a) A pessoa que tem ciúme sofre muito.
b) Eu conheço aquela garota que fala muito.
c) A pessoa que se esforça vence na vida.
d) Ele é um homem que tem confiança em si mesmo.
e) Aquela é uma mulher que sofre muito.
f) Aquelas são pessoas que têm muita angústia.

2. Agora, vamos fazer o contrário, ou seja, substituir os adjetivos destacados por uma oração adjetiva.

a) Aquelas moças ansiosas estão aqui.

b) Eles fizeram algumas observações inteligentes.

c) Ela é uma mãe aflita.

d) Eles são jogadores habilidosos.

e) Pessoa educada frequenta qualquer ambiente.

f) A funcionário usou palavras ofensivas.


3. Classifique as orações subordinadas adjetivas como restritivas ou explicativas.

a) Infeliz é o homem que não age honestamente.
b) Gosto muito do bairro onde vamos morar.
c) Os candidatos que faltaram serão desclassificados.
d) Mãe, que é pura demonstração de amor, dá a vida pelo filho.
e) Meus amigos, que sempre participaram das comemorações, não puderam comparecer.
f) O verão, que começa em dezembro, este ano chegou mais cedo.
g) Conversei com o aluno que machucou o pé.
h) O rapaz que lhe mandou flores está aqui.
i) Soraia, que é a moça mais escandalosa do bairro, sofreu um acidente.
j) Premiaram os alunos que estudam.
k)A Lua, que é um satélite, inspira muitos poetas.
l)Nos períodos a seguir, separe e classifique as orações:
m) “ E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular.”
n) “ Amor que nunca cicatriza ao menos ameniza a dor.”
o) “ Só tenho medo da minha esperança, que não me ama.”
p) Falaram tudo quanto queriam.
q) Ele, que era velho, sentou-se no sofá.
r) “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá.”
s) “Chamei ontem o Dr. Fagundes, que é médico da casa desde anos.”
t) “ As criaturas que me serviam durante anos eram bichos.”



ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS – exercem a função sintática de um adjunto adverbial ; são iniciadas por uma conjunção subordinativa e classificadas de acordo com o nome dessa conjunção: temporais, causais, condicionais, consecutivas, comparativas, proporcionais, conformativas, concessivas e finais.

a) TEMPORAIS –dão idéia de tempo, indicando o momento exato em que acontece o fato expresso na oração principal: desde que, assim que, logo que, sempre que, enquanto, quando, depois que, mal...
Ex.:
Enquanto todos dormiam, a casa foi invadida.
Mal chegamos, ela saiu.

b) CAUSAIS – indicam a causa do fato ocorrido na oração principal: porque, visto que, que, uma vez que, como...
Ex.:
Não pudemos sair de casa porque chovia muito.
Como ninguém havia chegado
, fomos embora.

c) COMPARATIVAS – estabelecem uma comparação com o que foi dito na oração principal: como, tal como, assim como, tal qual, que(combinado com mais ou menos)...
Ex.:
Nevou no sul do país como na Europa.
“Amou daquela vez como se fosse a última.”


EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações subordinadas adverbiais dos períodos a seguir em temporais, causais ou comparativas.

a) Como ainda era cedo, resolvemos esperar os outros.

b) O sucesso da peça foi tão grande aqui quanto foi nas cidades do interior do país.

c) Logo que chegamos à escola, começou a chover.

d) Nós não podemos ir com você porque precisamos trabalhar.

e) Estava tão cansada, quanto o restante da turma.

f) Assim que vocês foram embora, a confusão começou.

g) Ele saiu de casa assim que você telefonou.

h) Logo que entramos, vimos os dois sentados numa mesa à esquerda.

i) Ele sempre foi mais aplicado do que eu.

j) Ela guardava os livros e os discos enquanto eu colocava as lâmpadas no quarto.

k) Aqui está fazendo frio como no Sul.

l) “Envelheçamos como as árvores fortes envelhecem.”

m) Saímos de casa, assim que amanheceu.

n) “Quando um muro separa, uma ponte une.”

o) “Como ninguém me convidou, não compareci.”



d) CONSECUTIVAS – indicam a consequência do fato expresso na oração principal: de modo que, de sorte que, de forma que, que (depois de tal, tão, tanto, taamanho)...
Ex.:
As árvores balançaram tanto que caíram todas as folhas.
Saímos tão distraídos, que esquecemos os ingressos.

e) CONCESSIVAS – indicam uma concessão em relação ao fato indicado na oração principal: ainda que, apesar de, mesmo que, embora, por mais que, se bem que, sem que...
Ex.:
Embora estivéssemos cansados, fomos assistir a apresentação dos cantores de MPB.
Saímos cedo, embora o espetáculo começasse tarde.

f) CONDICIONAIS – indicam uma condição ou hipótese em relação ao que foi dito na oração principal: desde que, a não ser que, se, contanto que, a menos que, salvo se...
Ex.:
Se você não cumprir o trato, nossa amizade terá um fim.
Caso não chova, vocês podem contar conosco.


EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações subordinadas adverbiais dos períodos a seguir como consecutivas, concessivas ou condicionais.

a) O sucesso da peça foi tão grande, que os atores ficarão mais uma longa temporada.

b) Alguns alunos saíram sem que tivessem autorização.

c) Mesmo que você diga a verdade, eu não credito mais.

d) Farei o que você me pede, desde que não me aborreça mais.

e) Se alguém me ligar, diga que só volto amanhã.

f) Embora fosse feio, era uma pessoa muito amável.

g) Ela ficou com tanto medo, que desmaiou.

h) Você pode usar o meu carro, contanto que tenha cuidado.

i) Viajaremos para a serra ainda hoje, se não chover.

j) Choveu tanto naquela tarde, que não pudemos sair de casa.

k) Por mais que se esforçasse, não conseguia bom desempenho nas corridas de cem metros.

l) Sairei, se você der autorização.

m) Correram tanto, que chegaram na hora.

n) “Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar, meu coração tropical partirá esse gelo.”


g) CONFORMATIVAS – expressam uma relação de conformidade com o que foi dito na oração principal: conforme, como(=conforme), consoante, segundo...
Ex.:
Todos fizeram os exercícios conforme a professora explicou.
Como você havia previsto, ela não compareceu.

h) FINAIS – indicam a finalidade do fato indicado na oração principal: para que, a fim de que, que...
Ex.:
Encoste a porta para que o barulho do corredor não atrapalhe nossa concentração.
Saímos cedo, a fim de conseguir um bom lugar no teatro.

i) PROPORCIONAIS – indicam que o fato da oração subordinada está relacionado proporcionalmente ao que foi dito na oração principal: à medida que, à proporção que, quanto mais, quanto menos....
Ex.:
À medida que o tempo passava, nossa aflição aumentava.
Quanto mais ganhavam, mais gostavam.

EXERCÍCIOS

1. Classifique as orações subordinadas adverbiais dos períodos a seguir como conformativas, finais ou proporcionais.

a) Quanto mais nós corríamos, mais o calor aumentava.

b) Abra a janela para que o Sol possa entrar.

c) As crianças enfeitaram o salão conforme as mães ensinaram.

d) Tudo foi executado segundo o que estava combinado.

e) Elas prepararam uma surpresa a fim de que o aniversariante se animasse.

f) À medida que as pessoas se instruem, sua autoconfiança cresce.

g) Conforme informou o repórter, haverá uma greve de motoristas e cobradores de ônibus.

h) Estude muito para que seja aprovado nos exames.

i) Foram embora para que não houvesse confusão.

j) Saímos na hora, conforme havíamos combinado.

k) Os alunos saíam, à medida que terminavam a prova.

l) Segundo nos avisaram, naquele dia não haveria aula.

m) À medida que caminhavam, ficavam mais longe do posto.

n) Fiz-lhe um sinal que se calasse.

o) Fizeram tudo como eu solicitei.